Biblioteca da Câmara abre exposição que conta a odisseia dos livros e promove visitas guiadas
Rolos de Papiro do Egito; exposição pode ser conferida pelo público até o dia 31 deste mês na Biblioteca da Câmara de Marília (Fotos: Divulgação)
A Biblioteca da Câmara de Marília “Rangel Pietraroia” abriu nesta sexta-feira, dia 10, a exposição “A Odisseia do Livro: dos tabletes de argila aos tablets eletrônicos”. Aberta ao público, também é possível a visita de escolas que agendarem antecipadamente. Nesse caso, há ainda a apresentação de um vídeo. A iniciativa da exposição é da estagiária da biblioteca, Daniela Hiromi.
Conforme a bibliotecária Karenina Machado, que também é a coordenadora da Escola do Legislativo, as escolas estão sendo convidadas para a exposição por e-mail. As visitas podem ser feitas até o dia 31 de outubro. “Esta exposição faz parte das atividades da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Os alunos terão a oportunidade de explorar a evolução dos suportes de escrita, desde as antigas tabuletas de argila até a era digital, e descobrirem a história da Biblioteca Nacional do Brasil. A exposição é uma atividade pedagógica e cultural enriquecedora, alinhada a diversas áreas do conhecimento como História, Literatura, Artes e Sociologia”, explica a bibliotecária.
Karenina comenta ainda que, para que os alunos aproveitem ao máximo a experiência proporcionada pela exposição, as visitas são guiadas, com explicações do conteúdo e uma pequena oficina. “As vagas são limitadas e o agendamento prévio é essencial. Gostaríamos muito de receber várias turmas de estudantes e proporcionarmos um encontro memorável com a história do conhecimento”.
Para o agendamento, basta encaminhar um e-mail para biblioteca@camar.sp.gov.br ou entrar em contato com Karenina pelo telefone (14) 2105-2004. Os horários disponíveis para as visitas guiadas são as 9h ou 10h e as 14h ou 15h. A Biblioteca da Câmara “Rangel Pietraroia” fica na avenida Carlos Gomes, 213, no Centro. “Contamos com a presença de todos para celebrarmos juntos o poder transformador dos livros e das bibliotecas”, convida a bibliotecária.