Burcão pede criação de comissão para tratar dos atrasos nos pagamentos de colaboradores de terceirizadas
Guilherme Burcão solicita criação de comissão para acompanhar situação de funcionários de duas terceirizadas; requerimento aprovado (Foto: Will Rocha)
O vereador Guilherme Burcão (DC) solicita, por meio do requerimento nº 2.168/2025, aprovado por unanimidade na sessão ordinária da Câmara do dia 6 de setembro, a criação de uma comissão para esclarecer, buscar soluções e acompanhar a situação dos funcionários de duas empresas terceirizadas que prestam serviços ao município. Segundo ele, seu gabinete tem recebido queixas frequentes dos colaboradores sobre atrasos nos salários e no vale-alimentação. O requerimento solicita a regularização da situação com urgência pelo prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) e os secretários da Administração, César Fiala, e de Finanças e Planejamento Econômico, Rafael Rastelli.
“Funcionários do Iape [Instituto de Apoio à Pessoa com Deficiência e Inclusão Social] e do Grupo GF Terceirização têm nos procurado constantemente para relatarem os atrasos que geram enorme insegurança e dificuldades pessoais. Lamentavelmente, os trabalhadores afirmam não receber informações claras, sendo que a prefeitura alega que os pagamentos estão em dia, enquanto as empresas negam o recebimento”, destaca o vereador.
Burcão ainda aponta grave denúncia de que as cuidadoras vinculadas à empresa Iape não receberam rescisões trabalhistas. Para a apuração das reclamações feitas, solicita a criação da comissão que deve ser composta por representantes do Executivo, das empresas terceirizadas, dos funcionários e pelo vereador. “Estamos requerendo informações claras a respeito do motivo dos atrasos e da data para regularização dos pagamentos e benefícios, além de cópias de todos os contratos firmados com as empresas e dos repasses financeiros realizados pela prefeitura a elas, com detalhamento de datas e valores. Também queremos saber os eventuais valores em aberto e por qual motivo não se iniciou em tempo hábil o processo licitação, uma vez que estava para se encerrar um dos contratos do Iape. A comissão deve ser instalada com brevidade e os encontros com os funcionários afetados precisam ocorrer de forma transparente, respeitosa e produtiva, garantindo a presença de todas as partes envolvidas”, conclui o parlamentar.