Câmara faz homenagem e entrega título de cidadão mariliense ao delegado José Carlos Costa

por Thais Helena Iatecola publicado 15/05/2025 18h33, última modificação 15/05/2025 18h33
Câmara faz homenagem e entrega título de cidadão mariliense ao delegado José Carlos Costa

Vereador Wilson Damasceno e Danilo da Saúde com homenageado e sua filha, a delegada Darlene Rocha Costa Tozin (Fotos: Wilson Ruiz)

A Câmara de Marília entregou nesta quinta-feira, dia 15, o título de cidadão mariliense ao delegado José Carlos Costa, que atualmente é o coordenador da CPJ (Central de Polícia Judiciária). Referência na Polícia Civil de Marília e região, com forte atuação em duas das mais importantes delegacias especializadas, a DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e a Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes), o delegado recebeu o título após dez anos de sua concessão em solenidade emocionante na CPJ.

O autor da honraria é o vereador Delegado Wilson Damasceno (PL). Acompanharam a homenagem, além do autor, o presidente da Casa de Leis, Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB), e os vereadores João do Bar (PSD), Luís Antonio Coneglian, o Chico do Açougue (Avante), Luiz Eduardo Nardi (Cidadania), Marcos Custódio (PSDB), Mauro Cruz (Solidariedade) e Wellington Corredato/Batata (PP). A homenagem ainda reuniu delegados com atuação na cidade, como o seccional Wilson Carlos Frazão, além do diretor do Deinter-4, delegado Ricardo Martines.

A solenidade foi aberta pela delegada titular da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), Darlene Rocha Costa Tozin, que é filha do homenageado. Ela fez um discurso emocionado sobre a trajetória familiar e profissional do pai e destacou o legado inspirador. “Um legado que hoje é perpetuado por sua filha e seu neto. O senhor é uma força que nos inspira e um orgulho para a Polícia Civil”.

O presidente da Câmara também ressaltou a trajetória profissional de José Carlos Costa, que para ele é admirável. “Construiu uma história, uma trajetória bonita na cidade. É uma referência para todos nós e à Polícia Civil, uma pessoa que tenho uma enorme admiração e respeito. Saúdo o Damasceno pela iniciativa e os vereadores que aprovaram esta justa e merecida homenagem. Hoje estamos muito honrados em participar deste momento especial. Já era cidadão mariliense de fato, agora é de direito”.

O autor da honraria, o Delegado Wilson Damasceno, considerou o momento memorável e agradeceu a oportunidade para externar o reconhecimento de Marília a José Carlos Costa pelos serviços prestados. “Agradeço pela simplicidade, o respeito com quem trabalha. Um homem dedicado ao serviço público, que sempre buscou a autoria dos crimes para dar uma resposta à população. Deixa um legado para a cidade e à instituição”.

Para o diretor do Deinter-4, Ricardo Martines, que já atuou no município, o título é merecido e um agradecimento não só de Marília e da Câmara a José Carlos Costa, mas também da instituição. “É uma lenda na Polícia Civil, que se dedicou com muita honra à instituição e à cidade, colocando muitas vezes sua vida em risco, e deixa uma história, um legado. Esta é a maior honraria que uma pessoa não natural da cidade pode receber e para mim é um prazer participar deste momento. Aproveito para agradecer o brilhante trabalho que vocês [policiais] desenvolvem na cidade”.

O delegado seccional, Wilson Carlos Frazão, destacou que aprendeu muito com o homenageado e agradeceu à Câmara pela homenagem. “É uma honra ter servido com ele, ser seu amigo, um irmão. A cidade de Marília o escolheu como filho”.

José Carlos Costa é natural de Jacarezinho (PR). Ingressou no serviço público na PRF (Polícia Rodoviária Federal), atuou como investigador e mais tarde se tornou delegado. Ainda trabalhou em Ourinhos. Ele agradeceu a homenagem, à filha e disse que a entrega da honraria foi uma surpresa. “Para mim foi uma grande e grata surpresa. Agradeço a todos os vereadores, em especial ao Damasceno. Muito obrigado”.

O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) fez questão de comparecer à entrega do título e afirmou que a homenagem é mais que justa. “Dedicou a vida a prover a segurança pública da nossa cidade, um servidor público vocacionado. O que sempre me marcou é o amor à família, aos filhos. Parabenizo a Câmara por essa sábia atitude e estou muito feliz de poder estar aqui e participar dessa homenagem merecida”.

Homenagem ocorreu na CPJ; autor da honraria ao delegado José Carlos Costa é o vereador Delegado Wilson Damasceno