Câmara vota 134 projetos e garante avanços importantes para Marília no 1º semestre

por Thais Helena Iatecola publicado 08/07/2025 17h36, última modificação 08/07/2025 17h36
Câmara vota 134 projetos e garante avanços importantes para Marília no 1º semestre

Presidente da Câmara de Marília, Danilo da Saúde, faz balanço dos trabalhos legislativos no primeiro semestre deste ano (Fotos: Wilson Ruiz)

A Câmara de Marília encerrou o primeiro semestre deste ano com a votação de 134 projetos em 22 sessões ordinárias. Do total de propostas, 46 tiveram a autoria da prefeitura. Além dos projetos de lei, de lei complementar, de resolução, de decreto legislativo, de emenda à LOM (Lei Orgânica do Município), os vereadores ainda analisaram indicações, requerimentos, veto e referendo, chegando a mais de 3,4 mil proposituras até 30 de junho, quando teve início o recesso parlamentar.

“Foi um primeiro semestre muito produtivo, de um diálogo construtivo e uma sinergia de propostas entre Legislativo e Executivo, com a votação de projetos importantes, que significam um grande avanço para o município. Esse trabalho conjunto entre vereadores e prefeitura, para a construção de consensos e busca por soluções, tem garantido a efetiva implementação de políticas públicas fundamentais para o pleno desenvolvimento de Marília. Apesar de serem poderes distintos e da prerrogativa do Legislativo de fiscalizar o Executivo, essa harmonia é importante para a eficiência na gestão pública”, avalia o presidente da Câmara, o vereador Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB).

Entre as propostas votadas, merecem destaque a que permitiu a doação de área em Lácio para a construção do AME (Ambulatório Médico de Especialidades), uma demanda antiga da população, a que ampliou o atendimento para portadores de TEA (Transtorno do Espectro Autista), a que criou o SAF (Serviço de Acolhimento Família Acolhedora), as que aprovaram a revisão do Plano de Resíduos Sólidos, as diretrizes da Lei Orçamentária do Município e a reforma administrativa, e a que institui o Instrumento Jurídico Urbanístico da Contrapartida. Além disso, os vereadores aprovaram autorizações para abertura de créditos especial e suplementar ao Orçamento vigente no valor de R$ 68,3 milhões, sendo a Saúde a secretaria mais beneficiada com o reforço de recursos para a implementação de ações. Também liberaram a contratação de crédito com a Desenvolve SP no valor de R$ 17,5 milhões para investimentos. “O Legislativo colaborou para que avançássemos em várias demandas que há anos estavam sem andamento e agradeço aos vereadores, que estão alinhados e têm buscado sempre o melhor para a população”, destaca o presidente.

A Câmara ainda promoveu 13 audiências públicas ao longo do primeiro semestre de 2025, que debateram temas importantes, como a substituição das sacolas plásticas nos estabelecimentos comerciais de Marília, que contou com a presença do Ministério Público, desafios e soluções no atendimento aos autistas, o uso da cannabis medicinal no município, além das solicitadas pela prefeitura para apresentação da Lei de Diretrizes Orçamentárias e de dados da Saúde e de Finanças e Planejamento Econômico.

O recesso parlamentar termina em 31 de julho e a próxima sessão ordinária do Legislativo mariliense ocorre em 4 de agosto, às 17h. Apesar das sessões estarem suspensas, os gabinetes dos 17 vereadores continuam trabalhando normalmente.