Câmara vota criação do programa ‘Remédio na hora – Farmácia 24h’ nos prontos atendimentos

por Thais Helena Iatecola publicado 29/08/2025 17h43, última modificação 29/08/2025 17h43
Câmara vota criação do programa ‘Remédio na hora – Farmácia 24h’ nos prontos atendimentos

Plenário da Câmara de Marília; próxima sessão ocorre no dia 1º de setembro e conta com seis projetos na Ordem do Dia para serem votados (Foto: Will Rocha)

Os vereadores de Marília votam nesta segunda-feira, dia 1º de setembro, seis projetos de lei na sessão ordinária, que tem início a partir das 17h. Uma das propostas é a de número 112/2025, de autoria do vereador João do Bar (PSD), que cria o programa “Remédio na hora – Farmácia 24h” nos prontos atendimentos.

Segundo o autor, os medicamentos serão disponibilizados apenas com a devida prescrição médica e os profissionais poderão ser orientados a, preferencialmente, prescreverem aqueles que são ofertados na própria Farmácia 24h. O vereador justifica ainda que a medida é relevante e necessária para ampliar o acesso à saúde pública, especialmente em períodos de maior vulnerabilidade, como à noite, finais de semana e feriados. “O programa visa proporcionar acesso contínuo e gratuito a medicamentos essenciais à população. A ideia é que os pacientes saiam dos prontos atendimentos já com os medicamentos para início imediato do tratamento prescrito”.

Consta na pauta o Projeto de Lei 105/2025, do vereador Delegado Wilson Damasceno (PL), denominando “Praça Juliana Monteiro Marega” o sistema de lazer localizado na esquina das ruas Silvio Battistetti com Vitório Tosin, quadra seis, do bairro Jardim Amália, nos fundos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Nivando Mariano dos Santos”. Nascida no ano de 1971 em Marília e filha dos proprietários da granja Marega, Juliana era uma pessoa muito querida e carismática, segundo o autor do projeto. Ajudava na venda e entrega de ovos enquanto fazia faculdade e se tornou mãe no ano de 1990. Faleceu em 8 de julho de 1997, com 26 anos. “Era uma pessoa muito carismática, sorridente e conquistava muitas amizades. Uma justa homenagem”.

Do vereador Elio Ajeka (PP), o Projeto de Lei 109/2025, que modifica a Lei 9.206/2024, que denominou rua Paulo Masatochi Higute a via pública com origem na avenida Benedito Aparecido Barbosa. Com a aprovação pelos vereadores, muda a nomenclatura da rua, que passa a ser denominada avenida Paulo Masatochi Higute. A alteração tem como fundamento a previsão de maior largura da estrutura viária, visando acomodar adequadamente o fluxo de veículos que será gerado em razão da expansão urbana e da criação de novos loteamentos na região.

O Projeto de Lei 119/2025, do vereador Wellington Corredato/Batata (PP), institui o Programa Municipal de Incentivo ao Grafite Artístico e à Arte Urbana. A ideia é promover a expressão cultural, embelezar o ambiente urbano, valorizar o patrimônio público e privado e atuar como ferramenta de combate à pichação e ao vandalismo. “É uma alternativa estratégica e culturalmente enriquecedora para enfrentar o vandalismo”, destaca.

A pauta ainda conta com o Projeto 125/2025, da vereadora Vânia Ramos (Republicanos). A proposta dispõe sobre a implantação do Programa de Comunicação Alternativa nas escolas da rede municipal. Segundo a autora, o programa visa promover a inclusão escolar de alunos com deficiência ou com transtornos que afetam a comunicação oral ou escrita. “Muitas crianças enfrentam barreiras significativas de expressão e compreensão em razão de quadros como Transtorno do Espectro Autista, paralisia cerebral, distúrbios neurológicos, síndromes genéticas e outras deficiências. A Comunicação Alternativa Ampliada é reconhecida como uma estratégia eficaz para o desenvolvimento da linguagem funcional, sendo utilizada em diversos municípios com ótimos resultados”, argumenta.

O último item na Ordem do Dia é o Projeto de Lei 154/2025, do vereador Wilson Alves Damasceno (PL), que altera a Lei 7.217/2010, que trata das datas comemorativas e eventos do município, e inclui a “Semana Pedalando Pela Vida”, na semana que compreende o dia 30 de agosto. “A Semana será uma oportunidade anual para desenvolvermos ações educativas, culturais e esportivas e de conscientização, com a participação de escolas, ciclistas, entidades públicas e privadas, grupos organizados e toda a comunidade mariliense”.

A sessão ordinária da Câmara é transmitida ao vivo pela TV Câmara de Marília, no sinal aberto do canal 31.2, canais 21 por assinatura (a cabo), YouTube e Facebook oficiais.