Defensora da Educação, vereadora Professora Daniela luta por escola inclusiva

por Thais Helena Iatecola publicado 25/08/2025 15h20, última modificação 25/08/2025 15h34
Defensora da Educação, vereadora Professora Daniela luta por escola inclusiva

Secretária da Educação, Rosemeire Frazon, e a vereadora Professora Daniela se reuniram para debater melhorias para a educação municipal; diálogo aberto

A vice-presidente da Câmara de Marília, a vereadora Professora Daniela (PL), que também preside a Comissão de Educação e Cultura, apresentou requerimento que solicita ao prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) e à secretária da Educação, Rosemeire Frazon, a retomada do programa para instalação de brinquedos adaptados nas escolas da rede municipal. Recentemente, ela esteve com a secretária e reforçou a necessidade de escolas mais inclusivas. “Temos que ter espaços pensados para todos. Os parques e brinquedos adaptados nas escolas da rede são uma necessidade, pois assim as crianças, com ou sem deficiência, podem brincar e se desenvolverem juntas”, destaca a vereadora.

Professora Daniela diz ainda que a iniciativa visa dar sequência à política de adequação, inclusão e acessibilidade na educação, já que Marília tem o compromisso com a promoção da igualdade e o respeito à diversidade. “Inclusão é mais que uma ideia, é garantir oportunidades iguais para cada sorriso e descoberta. Os brinquedos adaptados consistem numa materialização de política inclusiva e sabemos que as práticas de lazer e de recreação desempenham uma relevância fundamental para o desenvolvimento das crianças”.

A vereadora explica que a demanda por equipamentos de lazer adaptados tem crescido nos últimos anos em Marília. Na legislatura passada, inclusive, a vice-presidente do Legislativo conseguiu articular a instalação de brinquedos inclusivos na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Paulo Freire” e na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) “Bem-Te-Vi”, graças a uma PPP (Parceria Público-Privada). “A ampliação da oferta de brinquedos adaptados nas praças e escolas municipais de Marília é fundamental para garantir o direito ao lazer e à recreação de todas às crianças, independentemente de suas condições físicas ou intelectuais. Essa medida contribui para a construção de uma cidade mais inclusiva e acolhedora, que valoriza a diversidade e promove a igualdade de oportunidades”.

Como uma alternativa para a ampliação, a vereadora sugere no requerimento que, ao aprovar empreendimentos imobiliários de grande porte, a prefeitura exija das construtoras e incorporadoras a construção de praças com brinquedos já adaptados, garantindo assim o direito ao lazer, à recreação e a acessibilidade de todas as crianças. O requerimento será votado na sessão ordinária da Câmara desta segunda-feira, dia 25.