Em noite histórica, Fabiana Camarinha concede título de Cidadão Mariliense ao bispo Cipolini
Delegado Wilson Damasceno, bispo diocesano, autora da homenagem e o presidente da Câmara, Danilo da Saúde; cidadão mariliense (Fotos: Will Rocha)
Em noite histórica, na Catedral São Bento, a vereadora Fabiana Camarinha (Podemos), ao lado do ex-prefeito Abelardo Camarinha e autoridades religiosas e políticas, entregou o pergaminho e o título de Cidadão Mariliense ao bispo diocesano de Marília, Luiz Antônio Cipolini.
Mais de 500 fiéis, padres e diáconos de todas as 37 cidades da área de abrangência da Diocese de Marília participaram da solenidade. Natural de Caconde (SP), Cipolini não escondeu sua emoção e destacou que, em 2025, completará 12 anos de atuação como bispo.
“Recebo com alegria e humildade esta homenagem, em nome da Igreja Católica Apostólica Romana. Não é em meu nome que recebo a honraria, mas da Igreja que represento. Acolhi a cidade desde que cheguei, há 12 anos, e agora esse reconhecimento é uma acolhida e um comprometimento ainda maior com a cidadania e com o trabalho pastoral”, ressaltou. Ele agradeceu à Câmara, em especial à autora da homenagem, e lembrou do legado deixado pelo Papa Francisco para a Igreja e o mundo todo. “Deixou um legado de que é preciso amar com gestos, não apenas com palavras. É preciso viver a fé com simplicidade, acolher as pessoas seja qual for a situação que elas se encontram”.
Fabiana Camarinha, autora do Decreto Legislativo nº 1/2025 que oficializou a homenagem, destacou o trabalho social realizado pelo bispo e na defesa da vida. “Cipolini assumiu a Diocese em agosto de 2013, depois de ser nomeado pelo Papa Francisco, que faleceu no último dia 21 de abril e comoveu o mundo por conta do seu grande legado religioso. Ele foi a primeira nomeação do Papa para o Brasil e a América Latina, sempre ajudou o povo, os moradores em situação de rua, as crianças, os adolescentes, e agora é cidadão mariliense. O título é o reconhecimento ao seu ministério e à missão, tão bem cumprida, de ajudar ao próximo”.
O presidente da Câmara, Danilo da Saúde (PSDB), esteve presente na Catedral e considera a homenagem mais que justa. “Uma merecida homenagem, reconhecimento pelo trabalho que faz junto às paróquias e que contribui tanto para a comunidade de Marília e de toda a região”, falou Danilo da Saúde.
O vereador Delegado Wilson Damasceno (PL) também fez questão de comparecer à Catedral e ressaltou a importante iniciativa de Fabiana Camarinha. “É um sacerdote que vem conduzindo um trabalho muito importante na cidade, agregando à comunidade, com abertura em todas as camadas, principalmente as mais vulneráveis, que são apoiadas por ele. A caridade está presente no coração do bispo, que já era cidadão mariliense de fato, agora é de direito. Estou muito feliz de ser agraciado com essa oportunidade”.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mário Rui Andrade de Moura, representou o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB).