Fabiana Camarinha homenageia comunidade surda e celebra nova sede da Asurm
Fabiana Camarinha presta homenagens durante inauguração da nova sede da Asurm; grande público prestigiou evento (Foto: Divulgação)
A vereadora Fabiana Camarinha (Podemos) reuniu mais de 200 pessoas para a inauguração da Asurm (Associação dos Surdos de Marília) em um evento histórico que foi marcado por homenagens, forte presença da comunidade surda e palestras e depoimentos transmitidos com auxílio de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais).
A cerimônia de inauguração contou com a participação do presidente da Câmara de Marília, vereador Danilo da Saúde (PSDB), vereador Delegado Wilson Damasceno (PL), secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, secretária municipal da Cultura, Taís Monteiro, e secretária municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Valéria Cavecci, além da vereadora Fabiana, prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), ex-prefeito e ex-deputado Abelardo Camarinha, representantes do curso de fonoaudiologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), membros da Asurm e empresários apoiadores.
Fabiana prestou homenagem ao presidente da Asurm, Johnny Gomes Kucko, por meio de Votos de Congratulações da Câmara. Em nome da associação, Johnny também entregou uma placa de agradecimento ao ex-prefeito Abelardo Camarinha pelo constante apoio, dedicação e sensibilidade em prol dos deficientes auditivos do município. Conforme destacou a vereadora, a comunidade surda agora é ouvida. “Com o prefeito Vinicius conseguimos construir um canal de diálogo, buscando mais inclusão a todos. Este apoio não apenas fortalece a associação, mas também transforma vidas, promovendo respeito, dignidade e acessibilidade”, comenta.
Fabiana Camarinha também solicitou ao prefeito a designação de intérpretes de Libras para o expediente das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) Sul e Norte da cidade. “São inúmeros os relatos de pessoas surdas que enfrentam dificuldades para acessar serviços de saúde, sobretudo pela ausência de intérpretes ou de funcionários capacitados. Essa barreira de comunicação compromete diagnósticos, tratamentos e até mesmo a humanização do atendimento”.
A Asurm oferece curso gratuito de Libras e atua na promoção da inclusão social e cidadania, defesa dos direitos das pessoas surdas, valorização da cultura e identidade surda, convivência e apoio comunitário, formação e capacitação profissional e sensibilização da sociedade ouvinte. A nova sede da associação, que obteve o título de utilidade pública municipal através do Projeto de Lei 135/2025, de autoria de Fabiana, fica no piso superior do Complexo Cultural Braz Alécio, na avenida Sampaio Vidal, esquina com a Rio Branco, no Centro.