Guilherme Burcão quer estudo para implantação de terapia com cães nas escolas municipais

por Thais Helena Iatecola publicado 26/08/2025 15h14, última modificação 26/08/2025 15h14
Guilherme Burcão quer estudo para implantação de terapia com cães nas escolas municipais

Vereador Guilherme Burcão propõe parceria com universidades para disponibilizar terapia com uso de cães nas escolas da rede (Foto: Will Rocha)

O vereador Guilherme Burcão (DC) teve requerimento aprovado na última sessão ordinária da Câmara de Marília, realizada no dia 25 de agosto, em que pede estudos para a elaboração de projeto para a realização de terapia com uso de cães. A solicitação, aprovada por unanimidade pelos parlamentares, é encaminhada ao prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) e à secretária municipal da Educação, Rosemeire Fernanda Frazon Modesto.

De acordo com Burcão, o projeto pode ser desenvolvido em parceria com os cursos de psicologia e pedagogia das universidades de Marília. A terapia com o uso de cães será voltada aos alunos da rede municipal de ensino com autismo, depressão e outras necessidades especiais. “Importante destacar que há estudos que comprovam que a terapia com cães para crianças com TEA [Transtorno do Espectro Autista], síndrome de Down, TDAH [Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade], dislexia e depressão traz grandes resultados no desenvolvimento psicomotor, na socialização, na atenção e na concentração”, destaca o vereador no requerimento.

O parlamentar diz que a parceria com as universidades de Marília ainda vai garantir o aprimoramento da matriz curricular dos cursos envolvidos no projeto. “Temos como exemplos relatos de que o simples contato da criança com TEA com o cachorro, como sentir e acariciar o pelo, pode regular a ansiedade, além de promover avanços na atenção e na sua socialização, que são barreiras significativas enfrentadas por quem está dentro do espectro”.

Burcão pede uma análise cuidadosa da proposta, já que ela visa promover acolhimento, inclusão e desenvolvimento integral dos alunos com necessidades especiais da rede municipal. “Ao mesmo tempo, estimula a inovação pedagógica e o fortalecimento das parcerias entre o poder público e as instituições de ensino superior de Marília”, conclui.