Implantação do CER 3 avança em Marília graças à luta da vereadora Vânia Ramos

por Thais Helena Iatecola publicado 15/07/2025 14h53, última modificação 15/07/2025 14h53
Implantação do CER 3 avança em Marília graças à luta da vereadora Vânia Ramos

Vereadora Vânia Ramos com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; luta para implantar o CER 3 em Marília desde o ano de 2023 (Fotos: Divulgação)

A implantação do CER 3 (Centro Especializado em Reabilitação) em Marília tem avançado graças à luta da vereadora Vânia Ramos (Republicanos), que defende esta pauta desde o ano de 2023. A parlamentar apresentou vários requerimentos na Câmara solicitando a ampliação dos serviços do CER, participou de reuniões na Unesp (Universidade Estadual Paulista), onde o Centro já funciona, assim como na Capital para a elaboração de projeto técnico e de audiências para a conquista da habilitação junto ao Ministério da Saúde em Brasília-DF, inclusive com o ministro Alexandre Padilha. Também promoveu e participou de várias mobilizações comunitárias.

Com a ampliação da modalidade do CER de Marília, o município passará a oferecer reabilitação nas áreas física, intelectual, visual e auditiva, com equipe multiprofissional e estrutura completa. Vai incluir atendimento às pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), que apresenta demanda crescente na cidade. “Essa luta é pela dignidade e pelo cuidado que tantas crianças e famílias do nosso município e da região merecem, já que o CER atende Marília e mais 61 cidades. Tenho me dedicado com afinco a essa pauta, com seriedade, compromisso e presença ativa em Marília, São Paulo e Brasília. Com a ampliação para CER 3, incluiremos a reabilitação intelectual e teremos psiquiatria, neurologia infantil, psicologia, além de acolhimento às famílias”.

A atuação ativa de Vânia Ramos foi, inclusive, destacada pela secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, em audiência proposta pela vereadora, realizada em maio deste ano na Câmara, e que abordou as deficiências que a cidade ainda apresenta no acompanhamento e tratamento de pessoas com autismo e transtornos neurodivergentes. “Destaco a atuação da vereadora Vânia na luta pelo CER 3. Ela foi atrás até no Ministério da Saúde e tem insistido nessa causa há tempos. Com a ampliação, serão liberadas 600 vagas e tenho que parabenizar a vereadora, pois não foi uma luta da secretaria atual, mas dela e que estamos ajudando agora para ser efetiva”.

Vânia Ramos esteve nesta semana com a secretária municipal da Saúde e recebeu a informação que a implantação do CER 3 agora depende apenas de ajustes administrativos relacionados à contratação de profissionais. “Está cada dia mais próximo e tenho certeza que isso irá transformar muitas vidas. Seguirei firme nesta luta, até que o CER 3 esteja em pleno funcionamento”, conclui a parlamentar.

Secretária da Saúde, Paloma Libanio, com a vereadora Vânia Ramos; implantação do CER 3 está mais perto