Marília se torna o primeiro município do Brasil a instituir o Pop Ciência, projeto pioneiro do vereador Professor Galdino da Unimar

por Thais Helena Iatecola publicado 03/11/2025 15h33, última modificação 03/11/2025 15h33
Marília se torna o primeiro município do Brasil a instituir o Pop Ciência, projeto pioneiro do vereador Professor Galdino da Unimar

Vereador Professor Galdino da Unimar (Cidadania) é autor de projeto que coloca Marília em destaque no país (Foto: Divulgação)

Marília entra para a história como o primeiro município do país a aprovar uma lei municipal voltada à popularização da ciência, tecnologia e inovação. O programa Pop Ciência Marília, de autoria do vereador Professor Galdino Luiz Ramos Júnior (Cidadania), foi sancionado pelo prefeito Vinícius Almeida Camarinha (PSDB) e já é considerado um marco pioneiro no cenário nacional, colocando o município à frente das políticas públicas de incentivo à cultura científica.

A Lei nº 9.327/2025 estabelece diretrizes para promover o acesso democrático ao conhecimento científico, fortalecer o vínculo entre escolas, universidades e a sociedade civil, além de estimular a formação de jovens cientistas, feiras, museus, olimpíadas e eventos científicos. O programa prevê ainda ações de inclusão e equidade, incentivo à inovação social e parcerias entre instituições públicas e privadas para tornar a ciência parte do cotidiano da população.

Durante a sessão de aprovação, o vereador Professor Galdino da Unimar destacou a importância da iniciativa e relembrou o desafio lançado durante sua visita ao Ministério da Inovação, Ciência e Tecnologia. “Gente, cuidando de gente. A última vez que estive no Ministério da Inovação, com minha querida Juana, coordenadora Nacional do Projeto de Popularização da Ciência, ela me fez um desafio: ‘Vereador, quero que Marília se desenvolva em Ciência e Tecnologia’. E hoje, posso dizer com alegria, está aprovado, sancionado e Marília está dentro daquela perspectiva que sonhamos juntos. O projeto agora é lei, sancionada pelo nosso prefeito Vinicius Camarinha”, conta.

A coordenadora do Departamento de Popularização da Ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Juana Nunes Pereira, comemorou a conquista e destacou o caráter histórico da lei. “É a primeira lei municipal do Pop Ciência no Brasil e a gente sabe o quanto é importante que a garotada e os professores da educação básica tenham acesso à informação científica de qualidade. Queremos que o Pop Ciência Marília cresça, com muita feira, olimpíada, museu e formação de professores. Que Marília seja o pontapé para todo o Brasil”, celebra.

Além do anúncio de mais um ato de pioneirismo, o vereador Professor Galdino conquistou mais um feito, a abertura oficial da semana com a visita da coordenadora Juana. “Foi aprovada também a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada na primeira quinzena de novembro e convidei a coordenadora Juana para participar conosco, conhecer nossas escolas e mostrar seu amor pela ciência, porque é só através da educação que a gente tem a emancipação do cidadão. E ela aceitou. Em breve, estará em Marília para compartilhar sua experiência com as crianças e jovens marilienses”, conta.

O programa Pop Ciência Marília será coordenado pela Secretaria Municipal de Tecnologia e Inovação e pela Comissão Permanente de Ciência, Tecnologia, Inovação, Deliberação e Mudança Social da Câmara Municipal. Com a sanção da lei, Marília consolida seu protagonismo nacional ao integrar a ciência e a inovação à vida cotidiana, fortalecendo o papel das universidades, escolas e órgãos públicos na formação de uma sociedade mais crítica, criativa e participativa.