Professor Galdino da Unimar garante avanços inéditos para transformar Marília em polo de inovação, ciência e tecnologia
Vereador Professor Galdino da Unimar cumpriu extensa agenda em Brasília e trouxe importantes avanços para o município (Foto: Divulgação)
O vereador Professor Galdino da Unimar (Cidadania) esteve em Brasília-DF cumprindo uma intensa agenda de compromissos que resultou em importantes conquistas para Marília, especialmente para crianças e jovens. A pauta priorizou inovação, popularização da ciência e tecnologias estratégicas que irão impulsionar o desenvolvimento do município.
Segundo o vereador, a viagem a Brasília representou um marco importante para o futuro de Marília. “Foi uma agenda marcante e extremamente produtiva, em que fortalecemos parcerias estratégicas e abrimos portas para projetos que vão impulsionar o desenvolvimento científico, tecnológico e educacional da nossa cidade. Voltamos com a certeza de que estamos no caminho certo para transformar Marília em referência nacional”, destaca.
A primeira reunião ocorreu no Ibict (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), em que foram discutidos os detalhes para trazer a Marília o primeiro centro descentralizado do Instituto no país. A iniciativa representa um marco histórico para a cidade e permitirá a execução de projetos que vão aprimorar a educação, saúde e gestão pública. O diretor do Ibict, Tiago Emmanuel Nunes Braga, reforçou o impacto da parceria. “A tecnologia é importante, mas são os dados e informações que geram riqueza e desenvolvimento. Marília terá um papel ativo nesse processo, unindo sua capacidade intelectual e a infraestrutura que vamos construir em conjunto, tornando-se modelo para o Brasil”, ressalta.
O encontro contou também com a presença da coordenadora de Tecnologias Aplicadas do Ibict, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, a editora executiva do Setor de Editoração Científica do Ibict, Polyana Gentil Penna, o tecnólogo do Ibict Milton Shintaku, a Coordenadora Substituta Emanuelle Torino, além do secretário municipal de Tecnologia e Inovação de Marília, Rodrigo Ramos, e o diretor Erick Rezende.
Ainda em Brasília, o vereador se reuniu com o Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Hugo Valadares. No encontro, foram discutidas tratativas para implementar em Marília soluções baseadas em Inteligência Artificial, voltadas à modernização dos serviços públicos e à melhoria da qualidade de vida da população. “A reunião com o diretor Hugo Valadares foi fundamental para alinharmos projetos que utilizam Inteligência Artificial e inovação digital. Discutimos soluções para modernizar serviços públicos, ampliar a eficiência da gestão e melhorar diretamente a vida da população. É a ciência e a tecnologia chegando de forma prática para transformar nossa cidade”, afirma o vereador Professor Galdino da Unimar.
Uma das pautas da semana foi a popularização da ciência, com destaque para o Canal Ciência, plataforma interativa e dinâmica do ministério que oferece conteúdos acessíveis para que crianças e jovens possam se familiarizar com conceitos científicos desde cedo, despertando vocações e incentivando a curiosidade.
Na área de divulgação científica, o vereador Galdino da Unimar esteve com a Diretora de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do ministério, Juana Nunes. “Queremos formar novos cientistas e, para isso, é preciso fazer ciência na escola, no bairro, em toda a cidade. Vamos apoiar esse mandato da ciência do vereador Professor Galdino para que Marília se torne um grande polo científico no Brasil, com museus, feiras, olimpíadas e oportunidades para que os talentos da juventude brilhem no Brasil e no mundo”, afirma Juana.
O secretário municipal de Tecnologia e Inovação, Rodrigo Ramos, que acompanhou as negociações, destacou a importância desse trabalho. “O Executivo de Marília, por meio da nossa secretaria, recebe de braços abertos essa parceria, que certamente será fantástica para nossa cidade”, conta.
O vereador encerrou a agenda reforçando que cada encontro teve como foco trazer resultados concretos para a população. “Estamos plantando sementes para formar grandes cientistas, resgatar a cultura científica e transformar Marília em referência nacional e internacional”, conclui Galdino.
COMISSÃO /Aprovado na sessão ordinária desta semana da Câmara de Marília, o Projeto de Resolução nº 11/2025, que modifica a Resolução nº 183/1990, de autoria do vereador Professor Galdino da Unimar, altera o nome da Comissão Permanente de Tecnologia e Inovação para Comissão Permanente de Ciência, Tecnologia, Inovação, Deliberação e Mudança Social.
Com a mudança, o colegiado passa a ter atribuições mais amplas, incorporando à sua pauta temas ligados à ciência, inovação e tecnologia, mas também questões comunitárias, interesse social, juventude, cidadania e democracia online.
A proposta busca facilitar a implementação de projetos estratégicos para o município, fortalecer o diálogo entre Poder Legislativo e população, além de promover ações que levem conhecimento técnico e ferramentas tecnológicas às comunidades, estimulando a participação popular na construção de políticas públicas e no desenvolvimento social de Marília.