Projeto de Danilo da Saúde que faz homenagem a João Gaudêncio da Silva é aprovado
Presidente com familiares do homenageado; reconhecimento do trabalho realizado com dedicação e paixão no Bosque Municipal (Foto: Wilson Ruiz)
Projeto de Lei 202/2025, do presidente da Câmara de Marília, o vereador Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB), aprovado por unanimidade na última sessão ordinária, denomina “João Gaudêncio da Silva” o Espaço Multiuso localizado no interior do Bosque Municipal Rangel Pietraroia, local onde o homenageado trabalhou por muitos anos e tinha um carinho especial.
Durante a votação do projeto, o presidente do Legislativo fez questão de ressaltar na tribuna os relevantes serviços prestados por João Gaudêncio da Silva ao município, que têm sequência com a sua família. Nascido na cidade de União, no estado de Alagoas, em 12 de outubro de 1914, o homenageado era filho de Jorge Bispo dos Santos e de Angelina Maria da Conceição. “Ainda jovem, ele se mudou para o estado de São Paulo, em Tupã, mas não demorou para escolher Marília para viver, constituir família e realizar um trabalho de excelência. Hoje, com esta homenagem, essa Casa reconhece sua importância para o desenvolvimento do município”, destacou Danilo da Saúde no Plenário.
João Gaudêncio da Silva era casado com Nair Juvenal da Silva, com quem teve 12 filhos: Jair, Jader, Jacira, Jacy, Joares, Jairo, Leda, Jaime, Júlio, Juvenal, Júnia e Jeferson. Sua trajetória como servidor público municipal teve início em 18 de abril de 1952. Atuou como trabalhador braçal, na manutenção de ruas e praças da cidade, sempre se destacando pela sua dedicação. Porém, foi no Bosque Municipal que uniu trabalho e paixão. “Sempre desenvolveu seu trabalho com motivação, com alegria e cuidou muito bem do bosque. Tinha amor pelo que fazia, se dedicava e com certeza fez diferença naquele local, deixando um legado que agora é reconhecido. Essa homenagem é mais que merecida”.
Além do trabalho desenvolvido no bosque, João cuidava de uma horta, que ficava próximo à Via Expressa e sempre agraciava amigos e vizinhos com verduras frescas e frutas, como banana. Também era membro ativo da Assembleia de Deus e frequentava cultos pelo menos três vezes na semana, criando seus filhos e alguns netos nesse caminho. Familiares de João Gaudêncio da Silva estiveram presentes na votação do projeto de lei e se emocionaram com a homenagem. Agora, o projeto segue para a sanção do prefeito Vinicius Camarinha (PSDB).
