Projeto de Lei de Fabiana Camarinha torna de utilidade pública a Associação dos Surdos
Vereadora Fabiana Camarinha e membros da Asurm comemoram aprovação do Projeto de Lei na Câmara de Marília (Foto: Divulgação)
O Projeto de Lei nº 135/2025, de autoria da vereadora Fabiana Camarinha (Podemos), considerou de utilidade pública municipal a Asurm (Associação dos Surdos de Marília). Proposta foi aprovada por unanimidade na Casa de Leis.
Segundo a vereadora, a Asurm foi fundada no dia 25 de março de 2022 na rua Gabriel Alonso Bassan, 42, no bairro Parque Nova Almeida, e tem um papel muito mais amplo do que oferecer os cursos de Libras (Língua Brasileira de Sinais).
“A Associação atua na promoção da inclusão social e cidadania; defesa dos direitos das pessoas surdas; valorização da cultura e identidade surda; convivência e apoio comunitário; formação e capacitação profissional e sensibilização da sociedade ouvinte”, complementa.
Conforme Fabiana, a Asurm promove ainda cursos e atividades de habilitação e reabilitação física, social, profissionalizante, de lazer, de caráter esportivo, cultural, científico, de saúde e ajuda seu público-alvo na inserção no mercado de trabalho.
“Recentemente, conquistamos, junto ao prefeito Vinicius Camarinha [PSDB] e secretária municipal da Cultura, Taís Monteiro, uma nova sede para a associação. A sala ficará no piso superior do Complexo Cultural, que em breve terá uma obra de acessibilidade, através de convênio do município com o Estado. O prédio terá elevador. Este apoio fomentará ainda mais as atividades da Asurm, que atualmente é presidida por Johnny Gomes Kucko. Parabenizo o trabalho de toda diretoria ao longo de três anos de história”, conclui a vereadora.