Projeto do vereador Mauro Cruz pede a implementação do ‘Escola Aberta’ na rede municipal
Vereador Mauro Cruz na tribuna; projeto apresentado segue sob análise das Comissões Permanentes para depois ser votado na Câmara (Foto: Will Rocha)
O vereador Mauro Cruz (Solidariedade) protocolou projeto que visa a implementação de programa inspirado no “Escola da Família” na rede municipal de ensino de Marília. Segundo o parlamentar, o programa “Escola Aberta” prevê a abertura das unidades sob a gestão municipal durante os finais de semana nos períodos do recesso escolar.
“Nos recessos, os estudantes e a comunidade poderão participar de atividades culturais, esportivas e recreativas. A ideia é que, com a abertura das escolas, possamos transformá-las em espaços permanentes de convivência, aprendizado e integração social”, destaca Mauro Cruz.
Conforme o projeto, o programa vai promover uma maior aproximação entre famílias, estudantes e escola e representa um avanço significativo para a educação municipal. Para o vereador, a iniciativa ainda irá ampliar o papel social das unidades de ensino e estimular ações voltadas à cultura da paz, responsabilidade social e participação comunitária. “É importante disponibilizarmos os espaços físicos das escolas para atividades culturais, esportivas e educativas, pois isso fortalece os vínculos entre a comunidade e a unidade escolar e também amplia as oportunidades de desenvolvimento social, cultural e humano. A escola deve ser um espaço vivo da comunidade e abrir suas portas aos finais de semana é promover inclusão e fomentar a cidadania”, analisa.
Segundo Mauro Cruz, a proposta segue sob a análise das comissões permanentes da Câmara de Marília, para posteriormente ser votada em plenário.
