Vânia Ramos destaca importância de capacitação do Centro TEA para a ampliação de políticas públicas de inclusão
Vereadora Vânia Ramos solicitou realização do curso para profissionais da Educação de Marília por meio de ofício ao Estado (Foto: Divulgação)
Marília recebeu, nos últimos dias 19 e 20, a equipe do Centro TEA Paulista para capacitação voltada aos professores do AEE (Atendimento Educacional Especializado) e cuidadores educacionais da rede municipal de ensino. Formação técnica foi realizada após pedido, por meio de ofício, da vereadora Vânia Ramos (Republicanos). A solicitação foi feita à Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência em setembro do ano passado.
“Foram muitos desafios e uma luta longa até a conquista deste curso. Conhecemos o trabalho do Centro TEA, que é referência na área, e acreditamos nessa causa. Agora, essa importante iniciativa se torna realidade e nosso compromisso é seguir trabalhando para que Marília seja, cada vez mais, um município inclusivo, preparado e sensível às necessidades das nossas crianças com Transtorno do Espectro Autista”, destaca a parlamentar, que é defensora dos direitos dos autistas e de neurodivergentes.
Estiverem presentes na capacitação José Lobo, diretor do Centro TEA, Mikaele Lopes, supervisora assistencial, Melissa Ferreira, psicóloga, Maria Eduarda Siqueira, pedagoga, e Fernanda Freitas, educadora física. A ação contou ainda com a participação do secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa. “A presença do secretário em Marília reforçou a importância e o compromisso com políticas públicas voltadas à inclusão. Agradecemos ao prefeito Vinicius Camarinha e à secretária municipal da Educação, Rosimeire Frazon, por acolherem prontamente a proposta assim que a apresentamos”, conclui Vânia Ramos.
Além da oferta da formação técnica, foram assinados convênios entre a pasta estadual e o município para a ampliação de políticas públicas de inclusão, como os programas TODAS in-Rede, PEI (Polo de Empregabilidade Inclusiva) e o Centro TEA Paulista. Conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2022, Marília tem 14 mil pessoas com deficiência.
