Vereador Delegado Wilson Damasceno pede implantação de piso ecológico em Padre Nóbrega

por Thais Helena Iatecola publicado 27/06/2025 11h22, última modificação 27/06/2025 11h22
Vereador Delegado Wilson Damasceno pede implantação de piso ecológico em Padre Nóbrega

Vereador Delegado Wilson Damasceno na tribuna; requerimento está na pauta da sessão ordinária da próxima segunda-feira, dia 30 (Foto: Will Rocha)

Requerimento do vereador Delegado Wilson Damasceno (PL) solicita a implantação de piso ecológico numa extensão de 2,8 mil metros no distrito de Padre Nóbrega, região Norte de Marília. O pedido é feito no requerimento 1.416/2025, que consta na pauta da próxima sessão ordinária da Câmara do dia 30 de junho. Ele pede a instalação ao prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) em uma parceria com o governo estadual.

O trecho em que o piso ecológico deve ser instalado inicia na rua José Castelo Teixeira e passa pela estrada municipal que leva ao distrito de Rosália, denominada rua Leobino de Barros Neto. Segundo o vereador, a implantação dará uma solução definitiva para antiga demanda de moradores e visitantes dos Sítios de Recreio Shangrilá até o Bela Vista 1 e 2, melhorando a mobilidade. “Essa medida vai promover ainda a melhoria da infraestrutura urbana, do escoamento das águas pluviais e contribuir para a preservação ambiental e valorização do espaço público. O piso ecológico permite a infiltração da água no solo, minimizando alagamentos e aumentando a permeabilidade do terreno, além de ser uma solução moderna, sustentável e funcional para áreas urbanas, especialmente em vias com histórico de acúmulo de água, desgaste do solo ou alta impermeabilização”, destaca o vereador.

Damasceno aponta que o piso ecológico garante sustentabilidade ambiental ao contribuir para a recarga do lençol freático, reduzir a ocorrência de enchentes e a sobrecarga nas redes de drenagem urbana. “O trecho que solicitamos a implantação apresenta problemas com o escoamento de águas pluviais e o piso ecológico pode ajudar a mitigar isso de forma natural e eficiente, contribuindo significativamente na qualidade e segurança viária dos moradores e visitantes daquela região”.

O vereador explica ainda que o material utilizado nos pisos ecológicos geralmente absorve menos calor que o asfalto ou o concreto tradicional, contribuindo para temperaturas mais amenas na região onde estão instalados. “Além de serem de instalação simples, demandam menos manutenção ao longo do tempo, gerando economia aos cofres públicos”, ressalta.

Conforme ele, o projeto para implantação pode prever pisos com textura antiderrapante, que auxiliam na segurança de pedestres, especialmente de idosos, crianças e pessoas com deficiência. “Ainda valorizam a região, com a modernização da via com práticas sustentáveis, promovem a melhora na qualidade de vida dos moradores e estimulam outras melhorias urbanas”, conclui Damasceno.