Vereador Delegado Wilson Damasceno pede retomada da UTQ em Marília

por Thais Helena Iatecola publicado 04/12/2025 14h30, última modificação 04/12/2025 14h30
Vereador Delegado Wilson Damasceno pede retomada da UTQ em Marília

Vereador Delegado Wilson Damasceno na tribuna; requerimento deve constar na pauta da próxima sessão ordinária da Câmara de Marília (Foto: Will Rocha)

O vereador Delegado Wilson Damasceno (PL) apresentou requerimento, que estará na pauta da próxima sessão ordinária da Câmara, em que pede ao prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) e à secretária da Saúde, Paloma Libanio, que conversem com o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, e intercedam para que Marília volte a contar com a UTQ (Unidade de Tratamento a Queimados). Anteriormente, o serviço funcionava na Santa Casa de Misericórdia, mas foi suspenso em maio de 2023 pela instituição por falta de recursos e dificuldades na composição da equipe médica.

Damasceno destaca no requerimento que a retomada da UTQ deve ser tratada como prioridade, já que a unidade realiza atendimentos de urgência e extremamente necessários para pessoas com queimaduras graves não só de Marília, mas de toda a região, em uma área que abrange uma população que supera um milhão.

“Essa unidade tem uma grande relevância social, médica e humanitária. Atualmente, os pacientes com queimaduras graves precisam ser transferidos para outras localidades, como Bauru ou Ribeirão Preto. Isso acarreta inúmeros transtornos para eles e suas famílias, além de agravar os riscos clínicos em razão da demora no início do tratamento especializado e aumentar significativamente os custos para o sistema público de saúde, uma vez que envolve transporte especializado e internações prolongadas”, explica o vereador.

Para Damasceno, Marília é um centro regional de saúde, com uma rede hospitalar de relevância, e nada justifica o município não contar com uma UTQ e ter que encaminhar pacientes para outras localidades. “A criação da UTQ em Marília contribuirá para o fortalecimento da rede pública de saúde, consolidando o município como referência que já foi enquanto se realizava o tratamento com mais essa especialidade médica. É importante que a cidade busque parcerias e convênios com o Estado, o governo federal, universidades e entidades filantrópicas para viabilizar essa importante conquista para a saúde pública de toda a região”.