Vereador Delegado Wilson Damasceno solicita implantação de sonorizadores para segurança no trânsito

por Thais Helena Iatecola publicado 15/08/2025 17h16, última modificação 15/08/2025 17h16
Vereador Delegado Wilson Damasceno solicita implantação de sonorizadores para segurança no trânsito

Vereador Delegado Wilson Damasceno solicita estudo técnico e providências para implantação de sonorizadores em pontos críticos (Foto: Will Rocha)

O vereador Delegado Wilson Damasceno (PL) solicita, em requerimento que será votado na sessão ordinária da Câmara de Marília desta segunda-feira, dia 18, informações quanto à possibilidade de instalação de sonorizadores (tachas refletivas ou faixas sonoras de alerta) em locais onde há a necessidade de redução da velocidade de veículos. O pedido é feito ao prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), à Secretaria Municipal de Infraestrutura e à Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana). O parlamentar aponta que devem ser priorizados os trechos que anteriormente demandavam a instalação de lombadas (redutores de velocidade), já que estas estão proibidas por recomendação do Ministério Público.

Damasceno explica que o sonorizador, também chamado de relevo sonoro ou lombada sonora, é um dispositivo físico instalado na superfície de vias, como estradas e ruas, com o objetivo de alertar motoristas sobre situações atípicas, como obras, pedágios, travessias de pedestres ou com a necessidade de redução de velocidade. “Ao passar pelo sonorizador, o veículo produz trepidação e ruído, chamando a atenção do condutor para a situação à frente. O fluxo de veículos tem aumentado, assim como o desrespeito aos limites de velocidade em determinadas vias da cidade. Muitos moradores têm solicitado a implantação de lombadas como forma de aumentar a segurança viária, contudo, diante da recomendação vigente, sugerimos, como alternativa eficaz e menos invasiva, a implantação de sonorizadores, que contribuem para a redução da velocidade dos veículos, aumentando a segurança de pedestres, ciclistas e demais condutores”.

O parlamentar destaca que o uso de sonorizadores é uma medida já adotada em diversas cidades brasileiras como alternativa eficaz às lombadas. “Eles causam vibração e ruído nos veículos, forçando a redução da velocidade de forma gradativa, sem causar danos à infraestrutura viária ou contrariar orientações legais”. Ele cita como exemplo de local que pode receber os sonorizadores o cruzamento das ruas Stefano Matiuzzo e Angelo Seleghin, no bairro Parati.

“O trecho mencionado é de alta periculosidade, especialmente no sentido Hospital das Clínicas, na rua Stefano Matiuzzo, onde os veículos trafegam frequentemente em alta velocidade. Já foram registrados diversos acidentes no local, colocando em risco a integridade física dos pedestres e motoristas. A medida visa atender ao interesse público e garantir a segurança da população”. Damasceno solicita, por fim, análise técnica e providências para a implantação dos equipamentos nos pontos críticos da cidade, com especial atenção às regiões escolares, centros comerciais, cruzamentos movimentados e locais com histórico de acidentes.