Vereador Wellington Corredato/Batata garante contratação de cuidadores em escolas
Vereador Wellington Corredato/Batata apresentou pedido para revisão do contrato com a empresa na 12ª sessão ordinária da Câmara (Foto: Will Rocha)
O vereador Wellington Corredato/Batata (PP) garantiu a contratação de cuidadores de crianças com necessidades especiais para atuarem nas escolas da rede municipal de ensino de Marília. Nesta semana, a prefeitura anunciou a abertura de 200 vagas para a função de monitor infantil, com ênfase nos cuidados e acompanhamento destas crianças, no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que já foram preenchidas. A falta dos cuidadores nas unidades escolares foi alvo de requerimento apresentado em abril pelo parlamentar, aprovado na 12ª sessão ordinária. Ele chegou a cobrar a revisão do contrato com a empresa que executa os serviços, já que o mesmo não estava sendo cumprido.
“Apresentamos o requerimento solicitando essa revisão do contrato com o Iape [Instituto de Apoio à Pessoa com Deficiência e à Inclusão Social], responsável pelos cuidadores das crianças com necessidades especiais, e chegamos a fazer uma reunião com a secretária da Educação na época e com o procurador do município, o Estevan [Estevan Marino]. Também procuramos o prefeito Vinicius Camarinha e o vice-prefeito Rogerinho [Rogério Alexandre da Graça] para fazer esse mesmo pedido”, explica o vereador.
Wellington Corredato/Batata destaca que recebeu com muita alegria a informação da abertura das vagas no PAT, já que se tratava de uma luta pessoal. “Uma luta nossa, que deu certo com a força do procurador Estevan, que fez um brilhante trabalho de revisão do contrato. Agradeço o prefeito Vinicius e o vice Rogerinho, por abrirem essas vagas para recontratação dos cuidadores que vão colaborar no cuidado das nossas crianças portadoras de necessidades especiais. Vamos continuar batalhando para que o nosso município atenda essas crianças”.
O parlamentar explica que os cuidadores desempenham um papel fundamental nas salas de aula que contam com crianças com necessidades especiais, uma vez que elas precisam de atenção individualizada e suporte especializado para o pleno desenvolvimento e bem-estar. “A inclusão escolar é um direito garantido na Constituição Federal e em legislações vigentes, promovendo a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade. É imprescindível que as escolas tenham estrutura para acolher adequadamente todos os alunos, assegurando a participação ativa e integrada no ambiente educacional”, conclui Wellington Corredato/Batata.