Vereadora Professora Daniela solicita transporte para idosos atendidos no Centro Dia
Vice-presidente da Câmara, Professora Daniela teve requerimento com pedido aprovado por unanimidade na última sessão ordinária (Foto: Will Rocha)
Requerimento da vereadora Professora Daniela (PL), aprovado por unanimidade na última sessão ordinária da Câmara de Marília, solicita ao prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) e à secretária municipal da Assistência Social e Cidadania, Hélide Maria Parrera, a oferta de transporte adaptado para os idosos que frequentam os Centros Dia do Idoso. Segundo ela, muitas famílias têm relatado dificuldades para conduzirem os idosos até as unidades por falta de transporte adequado ou não terem condições financeiras de arcarem com uma outra opção.
“Ao disponibilizar transporte gratuito, o município dá um exemplo de boa prática de política pública, especialmente para os idosos com mobilidade reduzida, em situação de vulnerabilidade. É fundamental que eles [idosos] tenham acesso a atividades socioassistenciais, serviços, programas e benefícios que fazem parte da rede de assistência social, visando protegê-los e apoiá-los, assim como suas famílias, garantindo seus direitos e promovendo o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários”, destaca a vice-presidente do Legislativo.
Professora Daniela ressalta que o Centro Dia é um equipamento público voltado para o acolhimento de pessoas idosas, em especial aqueles de famílias que trabalham e não conseguem oferecer assistência durante o dia. Funciona no horário comercial e disponibiliza cuidados com alimentação, atividades sociais e educativas, fisioterapia, lazer e apoio psicossocial. A proposta é promover a autonomia, a inclusão social e a qualidade de vida do idoso.
“A pessoa idosa goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana. A legislação ou outros meios asseguram todas as oportunidades e facilidades para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social em condições de liberdade e dignidade”, conclui a vereadora.