Membros dos Registros Históricos tomam posse terça-feira na Câmara Municipal de Marília
Está programada para às 15 horas da próxima terça-feira, dia 12 de janeiro, a posse dos 13 membros que compõem a Comissão Organizadora dos Registros Históricos da Câmara Municipal e da Cidade de Marília. Os integrantes foram nomeados pelo presidente do Poder Legislativo, Herval Rosa Seabra (PSB), através da Portaria n.º 25, publicada em 23 de dezembro de 2015. O vereador José Expedito Capacete (PDT) foi reconduzido ao cargo de presidente da comissão e para a vacância gerada com o falecimento do membro Antônio Augusto Netto Filho, o Toninho Netto, ocorrido em 15 de novembro do ano passado, foi nomeado o arquiteto, compositor e artista plástico José Luiz de Oliveira Lyrio.
Todos os membros exercem funções de forma voluntária, sem receber qualquer espécie de remuneração ou provimento. Junto com o vereador Capacete e o arquiteto Lyrio, a comissão é formada por Antônio Martinelli, Ivan Evangelista Júnior, João de Almeida, Lourdes Marcelino Machado, Luiz Arnaldo Cunha de Azevedo, Maria Cristina Cruz de Rezende Paoliello, Paulo César Colombera, Rosalina Tanuri Zaninotto, Sirley Guarezzi, Wilson Noaves Matos e Wilza Aurora Matos Teixeira. Conforme informou o presidente da Câmara de Marília, Herval Rosa Seabra, o mandato da comissão compreenderá de janeiro a dezembro de 2016. “O resgate e a preservação da história de Marília são objetos de trabalho e dedicação de todos os membros dos Registros Históricos. As pesquisas e os depoimentos de personalidades que ajudaram a escrever a trajetória de Marília estão disponíveis para consultas e pesquisas, compondo um valioso acervo cultural e histórico que mantém viva a memória de nossa cidade”, afirmou o presidente da Câmara. Em 2015, por exemplo, entre as atividades desenvolvidas pelos Registros Históricos estão lançamento do livro ‘Marília, feitos e festas’, que reuniu artigos e crônicas históricas da professora Rosalina Tanuri Zaninotto, resgate da memória oral dos moradores de todos os distritos rurais de Marília e gravações de depoimentos de pioneiros e personalidades marcantes. O neto do primeiro prefeito de Marília, Durval de Menezes, o engenheiro civil Fernando de Menezes da Gama Malcher, por exemplo, foi entrevistado em outubro. Outros depoimentos importantes pautaram o trabalho dos Registros Históricos em 2015, como o do bispo emérito dom Osvaldo Giuntini, do presidente da Câmara de Marília, Herval Rosa Seabra, reitor da Universidade de Marília, Márcio Mesquita Serva, e dos membros dos Registros Históricos Antônio Martinelli e Sirley Guarezzi. Em 2015 foram 31 depoimentos e, ao todo, o acervo da comissão concentra mais de 400 vídeos. Os vídeos podem ser assistidos através de canal no Youtube.
Outra atividade marcante e tradicional organizada pela Comissão dos Registros Históricos da Câmara Municipal e da Cidade de Marília é a Noite dos Pioneiros. Promovida sempre em abril, durante as comemorações alusivas ao aniversário de emancipação política de Marília, a Noite dos Pioneiros resgata expressões artísticas e culturais da cidade, homenageando pessoas, entidades e instituições que marcaram a cultura do município.