Registros Históricos grava depoimento do médico Adriano Pinto de Figueiredo
A Comissão dos Registros Históricos da Câmara Municipal e da Cidade de Marília realizou na quarta-feira, dia 15, mais uma gravação do projeto de preservar a memória oral dos moradores da cidade. Desta vez o entrevistado foi o médico Adriano Pinto de Figueiredo. Formado em Medicina no Rio de Janeiro, na época em que a cidade ainda era a capital do Brasil, Figueiredo narrou fatos marcantes, tanto da história do país, quanto da história de Marília. Ele se mudou para a cidade no início dos anos de 1960. Antes, chegou a morar na cidade vizinha de Pompeia.
Conduzida pelo radialista Wilson Mattos, membro da Comissão dos Registros Históricos, a gravação ocorreu na sala Nasib Cury e contou com o apoio da equipe técnica da TV Câmara. O vereador José Expedito Capacete (PDT), presidente da Comissão dos Registros Históricos, acompanhou os trabalhos e destacou a riqueza de detalhes com que o médico Adriano Pinto de Figueiredo contribuiu para o registro em audiovisual.
“A história de vida do doutor Adriano enriqueceu muito o acervo de nossa memória, acervo este que pode ser consultado pela comunidade, por escolas, universidades e pesquisadores. Quem acompanhou a gravação pode, inclusive, apresentar questões ao final do depoimento. Estas questões foram brilhantemente respondidas pelo doutor Adriano com uma riqueza de detalhes históricos que trouxe uma verdadeira emoção a todos”, comentou.
Capacete destacou que a história de vida do doutor Adriano é fascinante. “Sua família veio de Portugal, ele nasceu dentro de um navio de bandeira inglesa. Cursou Medicina no Rio de Janeiro quando a cidade ainda era a capital do Brasil. Presenciou momentos históricos, como o suicídio do presidente Getúlio Vargas. Se mudou para a região de Marília, morou em Pompeia, primeiramente, depois, fixou residência em Marília, onde está até hoje. Aqui nasceram os filhos, nasceram os netos e aqui ele clinicou”.
O vereador acredita que estudantes, inclusive os vestibulandos que se preparam sonhando com o curso de Medicina, poderão aprender muito com o depoimento do doutor Adriano. “Ele nos contou toda a dificuldade que enfrentou para fazer Medicina e isso pode auxiliar os jovens estudantes”, afirmou. “Ele estava com a passagem comprada para ir aos Estados Unidos, mas amigos o convidaram para vir para nossa região e, desta forma, ele acabou fixando-se por aqui. O doutor Adriano viveu a história contemporânea do Brasil, da região e de Marília”, disse Capacete