Pauta eletrônica economizará toneladas de papel

por admin publicado 18/11/2010 14h48, última modificação 17/11/2017 12h20

A Câmara Federal vai economizar quase 3,5 toneladas de papel por mês com projeto de pauta eletrônica nas comissões. O sistema, inaugurado nesta semana, permitirá que os deputados acessem, por meio de computadores integrados às bancadas, todas as informações referentes aos projetos em discussão no dia.

Com isso, a Casa deixará de gastar, mensalmente, 750 mil folhas de papel para imprimir pautas, atas e outros documentos das comissões. Segundo o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE), o sistema é resultado do trabalho do Departamento de Comissões e do Centro de Informática (Cenin) que, ao longo dos últimos 18 meses, desenvolveram ferramentas inovadoras para oferecer todas as informações de que o deputado precisa

Na avaliação do deputado Julio Semeghini (PSDB-SP), essa será uma grande contribuição da Câmara para a conservação do meio ambiente. Ele ressalta que a Câmara tem discutido tantos projetos de meio ambiente e “usa de forma desnecessária uma quantidade enorme de papel, que tira o trabalho útil de tanta gente, além de ter um desperdício enorme, servindo de mau exemplo”.

Informações disponíveis
Segundo o diretor do Cenin, Fernando Torres, as informações já estavam disponíveis no sistema eletrônico da Casa, mas não podiam ser acessadas durante as reuniões e nem todas eram impressas na pauta do dia.

Ele destaca que a Câmara já tem diversos sistemas que registram toda a tramitação das proposições, desde a apresentação do projeto de lei pelo deputado no gabinete, passando pelas reuniões nas comissões até chegar à votação pelo Plenário.

Fonte: Agência Câmara