Alunos simulam sessão ordinária e apresentam 12 Projetos de Lei na Câmara
Estudantes no Plenário durante simulação de sessão ordinária; projetos foram desenvolvidos desde setembro por três turmas do 9º ano (Fotos: Will Rocha)
Estudantes do 9º ano do colégio Esquema Único estiveram na Câmara de Marília para uma atividade especial. Eles simularam uma sessão ordinária e apresentaram 12 Projetos de Lei com temas propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas). Segundo o coordenador do ensino médio do colégio, o professor Maurício Duarte, participaram da ação 90 alunos de três turmas.
“A iniciativa foi conduzida por professores das disciplinas de língua portuguesa, história e filosofia e os temas utilizados para a elaboração dos projetos pelos estudantes atendem demandas da sociedade, ou seja, necessidades do mundo todo, de acordo com a proposta da ONU. A participação de todos sempre é muito efetiva e dessa forma eles [estudantes] podem ainda conhecer como é o funcionamento do Legislativo”, destaca o coordenador.
As propostas apresentadas pelos estudantes abordaram questões como empregabilidade, meio ambiente e sustentabilidade, cuidado com os idosos, com os animais em situação de rua, recursos hídricos, mobilidade urbana, energia sustentável, entre outros. A simulação da sessão ordinária marcou o encerramento das atividades do projeto e contou como avaliação para obtenção de nota. “Desde setembro os estudantes vêm trabalhando com os temas e a apresentação valeu nota. Agradeço à Câmara que nos acolheu tão bem e a Karenina [Machado, bibliotecária e coordenadora da Escola do Legislativo] por ter sido tão carinhosa conosco”.
A atividade foi realizada em uma parceria com a Escola do Legislativo da Câmara de Marília.

