Presidente da Câmara participa da inauguração do novo endereço do Cadastro Único de Marília

por Ramon Barbosa Franco publicado 30/06/2020 18h36, última modificação 30/06/2020 18h36
Localizado em ponto estratégico – próximo do terminal urbano, Caixa Federal, Ganha e Poupa Tempo – espaço atende as famílias carentes

O presidente da Câmara Municipal de Marília, vereador Marcos Rezende (PSD), participou na manhã desta terça-feira, dia 30 de junho, da solenidade de inauguração do novo endereço do Cadastro Único, serviço de triagem de famílias em situação de vulnerabilidade social conhecido pela sigla CadÚnico. O novo espaço fica na avenida Nelson Spielmann, n.º 1.294 e oferece proporções maiores para o acolhimento das famílias e pessoas que necessitam se cadastrar na Assistência Social para ter acesso aos programas assistenciais oferecidos pelo Estado ou pela União.

A cerimônia, que contou com transmissão ao vivo pela emissora legislativa TV Câmara, contou com as participações do prefeito de Marília, Daniel Alonso (PSDB), secretária municipal de Assistência Social, Wânia Lombardi, secretária-adjunta da Assistência Social, Zileide dos Santos Bernardo, secretário municipal da Administração e Planejamento Econômico, Ramiro Bonfietti, coordenadora do CadÚnico, Ângela Maria Cruz, chefe de gabinete do vereador Marcos Rezende, Bruno Francisco, e servidores da Assistência e Desenvolvimento Social da cidade de Marília.

O CadÚnico é o ambiente que acolhe as famílias em situação de vulnerabilidade social – incluindo aquelas que enfrentam condições pontuais de vulnerabilidade, como a perda momentânea de emprego – reunindo seus respectivos dados e informações que, posteriormente, serão repassadas às esferas superiores para efeito dos programas sociais, inclusive os de transferência de renda, como o Bolsa Família, do Governo Federal, e o Renda Cidadã, do Governo do Estado de São Paulo. “Importante instrumento para as políticas públicas e de enfrentamento da fome, também atua com precisão no fornecimento de informações estratégicas à prevenção social”, contextualizou Marcos Rezende. Até então, o CadÚnico ocupava a garagem da sede da Secretaria de Assistência Social, na avenida Santo Antônio, na esquina da matriz de Santo Antônio, região central. A partir da visão de gestão da secretária municipal Wânia Lombardi, este serviço público passou a ganhar corpo e a centralização em um prédio próximo ao terminal urbano, agência da Caixa, dos serviços municipais do Ganha Tempo e dos serviços estaduais do Poupa Tempo consiste em passo ao encontro das famílias e de pessoas em situações de vulnerabilidade. O prédio é quatro vezes maior do que a sede original.

Aproximadamente 15 servidores municipais trabalham no órgão e perto de seis mil famílias constam no cadastro. Além do Renda Cidadã e do Bolsa Família, o CadÚnico concentra os dados para benefícios como tarifas sociais, Viva Leite e BPC, o Benefício de Prestação Continuada voltado aos idosos. “Ao todo, são 27 benefícios e auxílios que os dados do CadÚnico são utilizados para as devidas concessões”, explicou a coordenadora do Cadastro Único de Marília, Ângela Maria Cruz.

A secretária Wânia Lombardi destacou que o novo prédio proporcionará mais conforto e dignidade às famílias que precisam dos programas sociais. Já o prefeito Daniel Alonso explicou que neste período de pandemia as inaugurações ocorrem de modo compacto para evitar as aglomerações. “Este é um serviço fundamental para auxiliar as famílias”, ressaltou.