Professores de Educação Física são enaltecidos durante cerimônia solene da Câmara de Marília

por Ramon publicado 09/09/2019 10h40, última modificação 09/09/2019 15h53
Vereadores entregaram diplomas de honra ao mérito aos educadores e trechos biográficos de cada homenageado foram lidos no plenário

Professores de Educação Física foram homenageados na sexta, dia 6

Os professores de Educação Física Abel Francisco de Oliveira, Alecsandro Ramos da Silva, Aniel Garcia Leal Filho, Benevaldo Brito Alves (o Benê), Celso Parolisi Filho, Emerson André Gomes Leite, Hilton Eiji Yoshida, Mário Eduardo Vidoto, Nelson Tamura, Odair Russo e Maria Regina Célia David Galvani receberam diplomas de honra ao mérito concedido pela Câmara Municipal de Marília, durante sessão solene realizada na última sexta-feira, dia 6 de setembro. Com transmissão ao vivo pela emissora legislativa TV Câmara de Marília, a solenidade foi presidida pelo vereador Danilo Bigeschi (PSB), segundo-vice-presidente da atual Mesa Diretora.

A solene contou com as presenças dos vereadores Delegado Damasceno (PSDB, autor da homenagem aos educadores), Professora Daniela (PL), Maurício Roberto (PP), Luiz Eduardo Nardi (PL), Marcos Custódio (PSC), Mário Coraíni Júnior (PTB) e José Carlos Albuquerque (PRB). O prefeito de Marília, Daniel Alonso (PSDB), foi representado na solenidade pelo secretário municipal de Esportes, Eduardo Nascimento, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Marília. O presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) e ex-deputado federal Walter Ihoshi (PSD) esteve representado pelo chefe de gabinete do vereador Marcos Rezende (PSD), Henry Michelin. A professora universitária Maria Regina Célia David Galvani, coordenadora do curso de Educação Física da Unimar (Universidade de Marília), representou o Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região do Estado de São Paulo. A docente também foi homenageada durante a solenidade. O primeiro homenageado da noite foi o professor Abel Francisco de Oliveira, formado em Educação Física em 1999 pela Universidade de Marília e com ampla experiência em arbitragem de futebol. Atualmente é docente de Educação física no colégio Criativo.

Carinhosamente conhecido como professor Lecão, Alecsandro Ramos da Silva é formado pela Unimar e possui pós-graduação em Fisiologia do Exercício em Treinamento Desportivo. Lecão já foi técnico da Seleção Paulista de Atletismo Juvenil e disputou o campeonato brasileiro de atletismo em Minas Gerais no ano de 2009 e hoje desenvolve o projeto Novos Talentos, proporcionando a inclusão de crianças e adolescentes.

Nascido em São Paulo, o professor Aniel Garcia Leal Filho concluiu Educação Física em 1987. Treinou várias equipes na modalidade de natação e já desenvolveu atendimento técnico para Sesi e academias.

Popular Benê, Benevaldo Brito Alves é educador esportivo nascido em Belo Horizonte. Atuou em diversos times: Fluminense de Araguari, Araxá Esporte Clube, Mirassol Futebol Clube e Operário Futebol Clube. Encerrou sua carreira nos gramados em 1996 na terceira divisão do Campeonato Italiano de Futebol, jogando pelo time operário da cidade de Turim. Atualmente atende 300 crianças na escolinha de futebol Passe Certo.

Nascido em São Carlos, Celso Parolisi Filho é formado em Educação Física pela Unimar no ano de 1985. Atuou como técnico da Seleção Brasileira de Futebol Unificado, das Olimpíadas Especiais Brasil, no torneio Sul-Americano de Futebol, em Lima (Peru), no ano de 1997. Foi técnico da Seleção Brasileira nos Jogos Parapan-americanos, em Mar Del Plata [Argentina]. Atua na modalidade paradesporto desde a década de 1990, sendo, inclusive, o idealizador e responsável pela fundação em Marília da Amei (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos) em 2003.

Graduado e pós-gradual em Educação Física pela Unimar, Emerson André Gomes Leite chegou a ser técnico da Seleção Paulista de Tênis de Mesa em 1998. Participou de diversos congressos, cursos e clínicas de tênis de mesa. Em 2018 assumiu o cargo de professor no magistério municipal de Marília.

Nascido em Marília, Hilton Eiji Yoshida é formado em Educação Física pela Mackenzie. Praticou vários esportes, como judô, tae-kwon-do e karatê, chegando a funda a primeira academia de karatê em Marília. Hilton foi o primeiro campeão paulista e brasileiro de karatê em 1975. No ano de 1983 fundou a Academia Polysport, com musculação, ginástica e artes marciais.

Com pós-graduação em Fisiologia do Exercício, Mário Eduardo Vidoto desenvolveu durante um período de 15 anos a atividade de personal trainer. Desde 1999 é servidor de carreira da Prefeitura Municipal de Marília e atualmente presta serviços à Secretaria Municipal de Assistência Social.

Graduado em Educação Física e Pedagogia com habilitação em administração escolar, Nelson Tamura concluiu pós-graduação em Teoria e Prática do Treinamento Desportivo. Lecionou em várias instituições de ensino, trabalhou como servidor municipal e servidor estadual e atualmente exerce a atividade empresarial em Marília, além de praticar o voluntariado.

Nascido em 21 de agosto de 1965, Odair Russo concluiu Educação Física em 1989, Pedagogia em 1997 e Direito no ano de 2012. Trabalhou em grandes empresas de Marília, incluindo metalúrgica Sasazaki, Yara Clube e colégio Interação. Atualmente Russo é orientador educacional no Criativo.

O Delegado Damasceno (PSDB), autor da homenagem, discursou em nome do Poder Legislativo, e ressaltou a essencialidade dos educadores físicos para a formação da sociedade, bem como as inúmeras conquistas que a categoria proporcionaram para toda a comunidade de Marília e da região.