Requerimento do vereador Guilherme Burcão (DC) solicita informações à Secretaria Municipal da Saúde sobre a quantidade de leitos do SUS (Sistema Único de Saúde) disponível em Marília. O pedido de dados foi aprovado na última sessão ordinária da Câmara, realizada em 22 de junho.
No documento, Burcão quer que a pasta aponte o número de leitos públicos nos hospitais, como Santa Casa de Misericórdia, HBU (Hospital Beneficente Unimar), HC (Hospital das Clínicas), Materno Infantil, HEM (Hospital Espírita de Marília), e na Clínica Aconchego. Além do quantitativo, o vereador pede dados sobre a taxa média de ocupação considerando os diferentes setores, como enfermaria, UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e pronto-socorro, no último semestre, a média semanal de pacientes que não consegue acesso a leitos e a taxa de rotatividade.
Burcão também quer que a Saúde municipal informe a classificação dos casos que não foram atendidos ou de pacientes que ficaram aguardando leitos, especificando se eram clínicos, cirúrgicos, emergenciais ou de outras naturezas. “Também questiono qual o órgão ou instituição é responsável pela gestão e regulação dos leitos SUS disponibilizados em cada unidade hospitalar e como é realizado o custeio deles, discriminando os percentuais de participação dos governos federal, estadual e municipal. A secretaria ainda precisa informar se há um estudo e planejamento para a ampliação de leitos públicos”.
O parlamentar ressalta que o requerimento busca obter informações detalhadas sobre a atual situação dos leitos SUS em Marília, já que as reclamações sobre a espera nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) por transferências a hospitais têm aumentado. “O conhecimento desses dados permitirá uma análise mais precisa da capacidade de atendimento da rede pública de saúde, contribuindo para a busca de soluções que garantam maior eficiência, agilidade e qualidade no atendimento à população mariliense”.