Vereadores prestigiam a posse dos novos conselheiros tutelares de Marília nesta 5ª

por Ramon publicado 09/01/2020 17h07, última modificação 09/01/2020 17h07
Primeiro-secretário Evandro Galete, 3ª-secretária Professora Daniela e 4º-secretário e líder de governo Albuquerque representaram o Legislativo

Representantes da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Marília representaram o Poder Legislativo nesta quinta-feira, dia 9, durante a posse dos novos conselheiros tutelares de Marília. Prestigiaram a posse dos novos membros o primeiro-secretário Evandro Galete (Podemos), terceira-secretária Professora Daniela (PL) e o quarto-secretário José Carlos Albuquerque (PRB). Albuquerque, desde 2019, é o líder de governo na atual Legislatura. Os parlamentares parabenizaram os conselheiros e desejaram êxito na caminhada em defesa da infância e da adolescência.

A posse dos conselheiros aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal de Marília e os 10 novos membros do Conselho Tutelar exercerão seus respectivos mandatos pelos próximos quatro anos, portanto até 2024.

Conforme informações da Prefeitura de Marília, o Conselho Tutelar é órgão encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos na Lei Federal nº 8069 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), de 13 de julho de 1990. O primeiro conselho foi criado através de Lei Municipal nº 3959, de 14 de dezembro de 1993, contando com 5 conselheiros tutelares eleitos pelo voto direto da população. No ano de 2011, devido ao crescimento da população, verificou-se a necessidade da criação de mais um Conselho Tutelar.

Atualmente o município atua com dois conselhos, sendo que cada um é composto por 5 membros, totalizando 10 conselheiros. Todos eleitos pela população. Os conselheiros prestam atendimento de forma ininterrupta, atuando numa carga horária de 8 horas diárias de segunda a sexta-feira, com sistema de plantões no período noturno, finais de semana e feriados.

Tomaram posse nesta quinta-feira, dia 9, os conselheiros: Suelaine Cristina Prado Macedo de Matos (365 votos – 2º mandato), Rodrigo de Oliveira (285 votos – 1º mandato), Rosimeire Moreno Leal de Oliveira (217 votos – 2º mandato), Ana Paula da Silva Carmo (201 votos – 2º mandato), Sandra Regina da Silva (147 votos – 2º mandato), Liozina de Almeida Saraiva (122 votos – 2º mandato), André Luiz Martins (121 votos – 2º mandato), Sebastião Teles de Menezes (115 votos – 1º mandato), Vanessa Isídio Teodoro Dias (106 votos – 2º mandato) e Maria Aparecida Amâncio Honjoya (92 votos – 3º mandato). [com informações da Diretoria de Imprensa e Divulgação da Prefeitura Municipal de Marília].