Marcos Rezende quer regulamentar tráfego de caminhões em Marília
Projeto de autoria do vereador Marcos Rezende foi votado e aprovado como “objeto de deliberação” na Sessão Ordinária de segunda-feira, prevê a implantação do Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores Pesados, do tipo caminhão, em Marília.
Na justificativa, Rezende ressalta que a proposta é criar o programa de forma experimental, assim como ocorreu em diversas cidades do país, em especial, podemos citar a capital do estado, que adotou por um período de seis meses. “Ao final deste período, após a emissão de pareceres, laudos e estudos técnicos concluiu-se pela continuidade do programa, que vem dando certo e melhorando a mobilidade urbana de nossas cidades”, explicou o parlamentar.
O vereador explicou também que após a aprovação e sanção do projeto, deverá ocorrer a regulamentação pelo Poder Executivo, restringindo a circulação de caminhões em especial na chamada ZMRC (Zona de Máxima Restrição de Circulação), devendo delimitar espaços e horários para esta circulação. “A criação deste programa aposta em ações que auxiliem a diminuição do tráfego intenso nas regiões de maiores congestionamentos da cidade, adotando-se medidas restritivas aos poucos, com planejamento, controle, educação e fiscalização”, argumentou Rezende.
De acordo com Rezende, a grande maioria das transportadoras já se encontra adaptada a essa nova regra nas principais cidades brasileiras, situação que leva a alteração em sua forma de transporte, horário e logística, sem que ocorra prejuízo nos serviços e abastecimento.