Imprensa publica artigo da vereadora Sônia Tonin sobre o Dia do Trabalho
Dia do Trabalho!!
por Sônia Tonin
Com 96 milhões de trabalhadores formais o Brasil tem pouco a comemorar no Dia do Trabalho e muito a reivindicar. O trabalhador ainda precisa de mais direitos assegurados, jornada e salários mais justos ealívio na carga tributária que incide sobre seus vencimentos. O Brasil é um dos 30 países no mundo que cobram mais impostos e que oferece os piores serviços públicos à sua população, e em média trabalha-se 151 dias ou cinco meses no ano para pagar impostos, enquanto nos Estados Unidos são 69 dias e no nosso vizinho Chile 75 dias, pasmem leitores.
Quando o partido dos trabalhadores (PT) chegou ao governo trouxe consigo o grito dos assalariados, o sonho de um governo que fizesse justiça social, fiscal e tributaria e mais que isso que combatesse a corrupção. Eleito para fazer a diferença e legitimar o direito dos trabalhadores o PT chega ao governo e após 12 anos, o que assistimos é tudo piorando e muito. Altos impostos, economia em colapso, baixos investimentos e os maiores escândalos de corrupção já vistos, o dinheiro público nunca foi tão surrupiado como se vê atualmente.
O trabalhador mais uma vez foi enganado! O imposto de renda pune sem dó a classe assalariada, retém na fonte parte do salário suado, e a correção da tabela sempre é realizada com índices que não retratam a realidade, pois via de regra tem sido corrigida com índices abaixo da inflação anunciada oficialmente, esta que também não retrata a realidade. Se o trabalhador receber mais queR$ 26.816,55 no ano, ou seja, aproximadamente R$ 2.235,00 bruto ao mês, ele terá que apresentar sua declaração do imposto de renda. Isso é uma vergonha!
Temos no comando do país um presidente do PT (Partido dos Trabalhadores) que não se pronuncia aos trabalhadores em rede nacional no Dia do Trabalho. Que se manifesta às escondidas (nas redes sociais) com um discurso amarelado, evocando o passado porque no presente poucotem a dizer ao sofrido povo assalariado.
Mas apesar de tudo isso, do governo, deste momento social e político desfavorável acreditamos que, trabalhar ainda é muito bom, ainda enobrece. Ser trabalhador ainda é a melhor forma de sustentar com dignidade nossas famílias, ainda satisfaz e, não vamos desistir!
Bem disse o sábio Rei Salomão: ”que todo homem coma, beba e aproveite do bem de todo o seu trabalho”. Isso é um dom de Deus! Eclesiastes 3:13
Que cada leitor tenha prazer no trabalho que faz!
Pense nisso!!!
A vereadora Sônia Tonin (PSC) é primeira-secretária da Câmara de Marília e pedagoga. Originalmente, o artigo 'Dia do Trabalho!!' foi publicado no jornal O Dia, edição de 5 de maio de 2015