Reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares recebe título de Cidadão Benemérito

por admin publicado 08/09/2014 11h09, última modificação 17/11/2017 12h27

A Câmara Municipal de Marília entregou na última sexta-feira, 5, o Título de Cidadão Benemérito ao reitor da Faculdade da Cidadania Zumbi dos Palmares, José Vicente.  O Decreto Legislativo que garantiu o título foi de autoria do Vereador Wilson Damasceno, votado e aprovado por unanimidade pelos vereadores. 

Estiveram presentes dentre várias autoridades locais, o procurador de Justiça Dr. Nadir de Campos Jr, o vereador e ex-presidente da Câmara Dr. Nadir de Campos, os vereadores Cícero do Ceasa, Sônia Tonin, Wilson Damasceno e presidente a solenidade o Presidente do Legislativo, Luiz Eduardo Nardi.

Advogado, sociólogo, mestre em Administração e doutor em Educação, José Vicente nasceu no Morro do Querosene, zona oeste de Marília, em 1960. Filho caçula de um casal de boias-frias, perdeu o pai quando tinha apenas um ano de idade, aos sete começou a ajudar a mãe na lavoura. Também trabalhou como engraxate, vendedor ambulante e pintor de paredes. Aos 21 anos, tendo cursado somente até o 2º ano do Ensino Médio, José Vicente mudou-se para São Paulo e se tornou soldado da Polícia Militar até se formar em Direito, depois passou a exercer o cargo de Delegado e posteriormente passa a atuar como advogado na área criminal.

“Hoje é um orgulho poder reconhecer o trabalho e dedicação deste mariliense que saiu de uns dos mais pobres da cidade em busca de um sonho e alcançou mais que isso, se tornou um exemplo para todos” destacou o vereador Wilson Damasceno em seu discurso de honraria.

José Vicente é responsável por encabeçar um grupo de pessoas que conseguiam bolsas de estudos para negros em universidades particulares. Na época, o sistema de bolsas coordenado pelo grupo envolvia dez universidades, beneficiando 1,2 mil jovens negros. Em 1997, funda a Afrobras, ONG que administra a faculdade Zumbi dos Palmares. Em 2004, após a colaboração de muitas pessoas e empresas, começavam as aulas na Zumbi dos Palmares. Hoje a faculdade oferece cinco cursos: Administração, Direito, Publicidade, Pedagogia e Tecnologia de Transportes Terrestres. 

Para o Procurador Nardir de Campos Jr a sua luta pela igualdade racial é impar na história de centenas de jovens. “Moramos juntos em São Paulo, e lutamos juntos para conseguir a mesma oportunidade que todos, sua luta em prol da igualdade é impar. Ver um negro ser aprovado no 9º termo do Direito no exame da OAB foi um trunfo de garra para todos”.

 

Num discurso todo cheio de carinho e emoção, o homenageado inicia pedindo benção ao Dr. Nadir de Campos, “Para que cresça uma árvore é preciso semente, mas também do arador, para que ela fique viçosa e forte”. Contou também toda sua trajetória de vida, sempre agradecendo a cada ajuda que teve: da família, dos amigos, dos idealizadores do sonho que hoje é uma realidade, uma faculdade para inclusão do negro no mercado de trabalho com igualdade de ensino.