Em Sessão Solene, Câmara de Marília homenageia 50 anos de Famema

por admin publicado 09/11/2017 15h00, última modificação 17/11/2017 12h35

Nesta sexta-feira, 10, a partir das 20 horas, a Câmara de Marília irá realizar uma Sessão Solene para comemorar os 50 anos de fundação da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), através do requerimento de autoria do vereador Marcos Rezende (PSD).

A Famema foi criada pela Lei estadual 9.236, em 19 de janeiro de 1966, mas a sua autorização de funcionamento como instituição pública municipal de ensino superior, aconteceu em 30 de janeiro do ano seguinte.

O curso de medicina surgiu com intuito de difundir o ensino médico na região, formar profissionais capacitados e contribuir para o atendimento à saúde, em 1967, e trouxe profissionais de conceituadas escolas médicas do Brasil como professores da Famema.

Em 1981, foi criado o curso de enfermagem que disponibiliza 40 vagas, por ano, através do processo seletivo.

Na área de pós-graduação, a Famema oferece os cursos stricto sensu: mestrado acadêmico com Programa "Saúde e Envelhecimento" e o mestrado multiprofissional com Programa "Ensino em Saúde".

No lato sensu, o Programa de Residência Médica em 29 especialidades e o Programa de Residência Multiprofissional nas áreas: Materno infantil, urgência, Saúde Coletiva, Saúde da Família e em Atenção Clínica e Cirúrgica Especializada.

O Complexo Famema é formado ainda pelo Hospital das Clínicas l, HC ll (Materno Infantil), HC lll (Unidade São Francisco), Centro de Reabilitação Lucy Montoro, Hemocentro, Oncoclínica, Ambulatório Médico de Especialidades Governador Mário Covas, Ambulatório de Saúde Mental e Unidade Oftalmológica.

Com atendimento exclusivo SUS os equipamentos de saúde do Complexo Famema são referência para atendimento de média e alta complexidade para 62 cidades que compreendem o Departamento Regional de Saúde (DRS) lX e a Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS) 10, que abrange, aproximadamente, 1,2 milhão de habitantes.