O vereador Samuel da Farmácia (PR) participou na semana passada da pré-conferência da saúde, realizada pelo Conselho Municipal da Saúde com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde. O evento aconteceu no Centro Comunitário do Núcleo Habitacional Jânio Quadros, na zona Norte. Conforme explicou o vereador, a reunião visou a coleta de propostas que irão contribuir para a formulação da política de saúde do município. “Todas as propostas serão apresentadas para discussão durante a IX Conferência Municipal da Saúde”, salientou o vereador. O encontro começou às 19 horas da última quarta-feira, dia 6 de maio, e participaram diversos representantes de entidades ligadas à área da saúde e de segmentos dos trabalhadores, além de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Estas reuniões, abertas à comunidade, são muito importantes e servirão para a coleta de propostas dos moradores de todas as regiões de Marília. As observações feitas pela população serão discutidas durante a IX Conferência Municipal da Saúde, que está agendada para acontecer entre os dias 29 e 30 deste mês, na Unimar”, comunicou o diretor técnico Danilo Bigeschi, integrante da Secretaria Municipal da Saúde.
Segundo observou o vereador Samuel da Farmácia, a pré-conferência do Núcleo Habitacional Jânio Quadros consistiu num momento de muita relevância. “Pois promoveu um momento único, com participação de lideranças e com a presença da comunidade. Também compareceu o secretário municipal da Saúde, Luiz Takano, que ouviu os moradores”.
Para o vereador, encontros descentralizados, como o do Jânio Quadros, oferece um melhor acesso à população. “E, assim, podemos nos reiterar melhor das necessidades da população”, pontuou. Samuel defendeu ainda a importância do Conselho Municipal da Saúde, que tem por objetivo orientar os governos na elaboração dos planos de saúde e na definição de ações que sejam prioritárias nos âmbitos municipais, estaduais e federal.