Vereador Bassiga sugere programa de agendamento telefônico para sistema de saúde
“É de suma importância à implantação de um atendimento que visa dispor sobre agendamento telefônico de consultas nas unidades de saúde para pacientes idosos e pessoas com deficiência, destacando que somente seria disponibilizado para pacientes previamente cadastrados e àqueles com maior dificuldade de locomoção”, explicou o vereador.
A proposta encontra fundamento na proteção da saúde da pessoa idosa e/ou com mobilidade reduzida, assegurando a estas pessoas o pleno exercício de seus direitos, dentre os quais se insere o direito à saúde. É importante ressaltar que nos termos do art. 15, inciso IV, do Estatuto do Idosos, é assegurado atendimento domiciliar de saúde aos idosos que dele necessitarem e estiverem impossibilitados de se locomover, porém, que não se aplica à presente proposta que visa privilegiar, com agendamento telefônico de consultas médicas, os idosos e pessoas com mobilidade reduzida, evitando o deslocamento desnecessário, e uma agilidade no atendimento.
“Com este programa acreditamos evitar o acúmulo de pessoas nos postos de saúde e as filas, e ainda ajudar para que as pessoas mais frágeis não tenham que ficar se deslocando com toda dificuldade. Muitos acordam de madrugada com medo de perder a vaga de atendimento. O agendamento contribui com os funcionários, com os pacientes e com todo o sistema de saúde municipal.” Concluiu Bassiga .