Fotografias de Pereira e Pereirinha, desbravadores da cidade, são inauguradas na Câmara

por admin publicado 16/12/2014 15h12, última modificação 17/11/2017 12h28

A Câmara Municipal de Marília e a Comissão Organizadora dos Registros Históricos da Câmara Municipal e da Cidade de Marília, instalou oficialmente no recinto da Casa de Leis, neste dia 15 de dezembro de 2014, os quadros fotográficos de dois Pioneiros fundadores do Patrimônio Alto Cafezal:  José Pereira da Silva, o Pereirinha, e do seu pai Antônio Pereira da Silva, administradores da Fazenda Cincinatina, único ponto habitado da região, que posteriormente veio a ser a Cidade de Marília. As fotografias foram instaladas ao lado do também pioneiro do Município, Bento de Abreu Sampaio Vidal.

Segundo informações obtidas do livro do profº Balthazar de Godoy Moreira, que relata o início da história da fundação do Município, com a perspectiva da estrada de ferro, Antonio Pereira da Silva e seu filho, compraram as terras de um antigo cafezal (plantado antes pelo major João Rodrigues Simões, por ordem do Dr. Cincinato Braga, para assinalar posse), junto a nascente do Pombo, no ponto onde se encontra um marco com os dizeres: “C.C. Exploração da Cia Paulista ano 1.916”. Resolvendo em definitivo criar o patrimônio, dando-lhe o nome de Alto Cafezal.

Datam de 1923, as primeiras derrubadas no planalto e a construção dos primeiros ranchos, de sapé da povoação, para onde se transferiu o fundador, Antonio Pereira da Silva. A capela, sob a invocação de Santo Antonio, foi construída nessa data, rezando no lugar a primeira missa, o Reverendo Padre Arnaldo, vigário de Campos Novos.

O Alto Cafezal, desde então, não teve mais esmorecimentos em sua marcha progressiva, que foi se acentuando sempre, fundindo-se a outras terras até transformar-se na majestosa Cidade de Marília.

“Para garantir a valorização dos primeiros desbravadores, preservar a memória da cidade e destacar o trabalho da Comissão de Registros Históricos é que se descerram essas duas fotografias que ficaram expostas na Casa Legislativa, um importante marco para história da cidade”, explanou o presidente da Câmara Municipal de Marília, Luiz Eduardo Nardi.

Estiveram presentes também na solenidade os vereadores Wilson Damasceno, José Bassiga Goda, Marcos Custódio e o presidente da Comissão de Registros Históricos, José Expedito Capacete.

Representando a família dos homenageados esteve a filha do Pereirinha, Clarisse Aparecia da Silva Vicentin, acompanhado do filho Antônio Aparecido Polon. Muito feliz pela homenagem, Clarisse lembrou o orgulho de seu pai, de ter colaborado com o início da cidade.