Sessão Solene em homenagem à Gota de Leite

por admin publicado 11/08/2011 12h27, última modificação 17/11/2017 12h21
A Câmara Municipal de Marília realizou na noite desta sexta-feira, 12 de agosto, uma Sessão Solene em comemoração aos 80 anos da Maternidade Gota de Leite, completados em 28 de julho. A iniciativa da homenagem a está filantrópica foi do vereador José Carlos Albuquerque e teve o apoio de todos os outros edis.

A merecida homenagem visa exaltar os relevantes serviços prestados por todo equipe de funcionários e direção da Maternidade, que segue seus preceitos de solidariedade firmados pelos seus fundadores no ano de 1931. A Associação Feminina de Marília, Maternidade e Gota de Leite iniciou seus trabalhos de auxílio a mães através da iniciativa da professora Lyris de Negreiros Rocha juntamente com as irmãs Carolina e Maria Luiza Moraes Barros. O objetivo era assistir as parturientes carentes e seus bebês. Com o respaldo dos médicos Dr. Carlos Moraes e Dr. Manhães, elas visitavam os recém-nascidos contribuindo nos cuidados iniciais.
Posteriormente conseguiram a doação de uma área, onde hoje é instalada a Gota de Leite, e construíram em 1947 a primeira sala de parto, desde então e até dos dias atuais, com 26 leitos, a instituição vem cumprindo a missão de dar assistência digna e de qualidade na hora mais importante que existe para as mulheres, o parto. Hoje são cerca de 700 colaboradores profissionais que mantém o trabalho diário com muita dedicação e comprometimento. Tanto que em recente pesquisa feita pelo SUS a Gota de Leite foi classificada entre as melhores maternidades do estado de SP.
As homenagens se iniciaram com a presidente da entidade Virginia Maria Pradella Balloni, que foi destacada pelos servoços prestados em seus 25 anos de trabalho voluntário à frente da maternidade, posteriormente também foram homenagedas alguns colaboradores da Gota: Antônia Aparecida Veregue, Clarice Biazi Fraga, Ivanir Dallan de Melo, Izaura Peixoto, Evanir Bianchi, Denise Elaine Garozi, Ednéia Carlos dos Santos, Elucimara Aparecida Ferreira Paes, Sílvio Guiko Yamada, João Eduardo de Abreu, Rosemeire Barbosa da Silva Affonso.

Andréia Laureano
MTB 39.373