Contemplada com prêmio na Itália, Dra Rossana visita o presidente Nardi.
No dia 13 de setembro, a ex-delegada de Polícia da Delegacia de Defesa da Mulher, Dra. Rossana Rossini Camacho, receberá um importante prêmio na Itália: por sua atuação nas políticas públicas pelas mulheres, ela será laureada pela Associazone Luchesi Nel Mondo, entidade com sede em todos os continentes que homenageia os descendentes da cidade de Lucca que se destacam pelo mundo.
Na última quarta-feira, a delegada aposentada visitou a Câmara Municipal de Marília quando foi recebida pelo presidente, engenheiro Luiz Eduardo Nardi. Ao comunica-lo sobre a homenagem ela foi parabenizada: “É uma honra termos uma mariliense com um trabalho reconhecido internacionalmente”, afirmou Nardi.
Ele destacou que a Dra. Rossana Camacho realizou um importante trabalho, em quase 30 anos de atividades voltadas às mulheres, tanto à frente da Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher quanto na presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Marília.
O prêmio “Luchesi che si sono distinti all’estero”, que significa descendentes de Luchesi que se distinguem no estrangeiro, será conferido à Dra Rossana diante do seu vasto currículo que incluiu, em 2012, a participação do intercâmbio cultural Brasil-Estados Unidos para empoderamento das mulheres, junto com representantes de 53 países. Ela viajou aos Estados Unidos a convite do Departamento de Estado Norte-Americano em companhia de 14 brasileiras de vários estados.
A delegada é filha do soldador e mecânico Rossini Felice, natural de Lucca, que veio a Marília na década de 50 para montar os fornos das indústrias Sanbra e Matarazzo. Na visita à Câmara ela falou da alegria em “resgatar nossas origens. Existe um vínculo e os italianos valorizam nosso trabalho. É um grande incentivo para continuar lutando pela causa e estabelecer mais vínculos”, assinalou.
Detentora de dupla cidadania (brasileira e italiana), a mariliense Dra Rossana Rossini Camacho foi homenageada pela Câmara Municipal de Marília, em 2004, com o título de Cidadã Benemérita.