Secretaria da Saúde realiza audiência pública na Câmara Municipal
Este foi um momento em que a secretaria municipal pode apresentar as atividades desenvolvidas e os recursos aplicados durante o 2º quadrimestre do exercício de 2014 na área da saúde bem como os dados de atendimento e serviços prestados a população.
A prestação de contas é uma obrigação legal, conforme legislação vigente. O objetivo é a transparência dos atos públicos.
Na ocasião os vereadores aproveitaram para questionar o secretário sobre assuntos como contratação de médicos; equiparação salarial para auxiliares de enfermagem e técnicos de saúde; fila nos postos; ajuda de custo para pacientes que necessitam de tratamento em outras cidades.
Takano pontuou cada caso e destacou que a secretaria vem desenvolvendo melhorias em todos os procedimentos, e que se trabalha para melhorar a cada dia o serviço prestado a população, que ainda falta ajustes, porém está em contato constante com os poderes Estaduais e Federais para amenizar os pontos negativos. “Alguns desses problemas saem de nossa alçada, por isso mantemos contato constante com o Governo Estadual e Federal para relatar nossas dificuldades, e buscamos na medida do possível resolver com os repasses existentes”.
Também foi solicitado que instale uma farmácia popular do Governo Federal na zona norte da cidade, que segundo a equipe da secretaria da saúde, que também se fez presente na audiência, já havia sido cogitada. O vereador Samuel, que fez a intervenção, deverá formular um pedido oficial para este fim.
Os vereadores lembraram ainda e parabenizaram o secretário pelo mutirão de catarata que foi realizado no último mês e dos outros projetos de diminuição da fila de espera por exames que a saúde municipal vem desenvolvendo.