Câmara quer impedir extinção da Legião Mirim

por Norton Emerson publicado 10/01/2018 14h44, última modificação 10/01/2018 14h44
A terceira reunião entre vereadores e dirigentes busca de uma solução para o impasse entre a entidade e a Emdurb

A Câmara de Marília encampou de vez a luta para tentar evitar o fechamento e a consequente extinção da Legião Mirim.

Por iniciativa do presidente, Delegado Wilson Damasceno (PSDB), nesta quinta-feira, 11, será realizada, na sala da presidência da Câmara, uma reunião entre vereadores, diretoria da Legião Mirim e Lions Club, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria de Assuntos Estratégicos e Secretaria de Administração, com a finalidade de debaterem ideias para se evitar a dissolução da entidade.

“O Lions clube tem um trabalho, em parceria com a Legião Mirim, há mais de 40 anos. Muitos jovens foram formados pela Legião e sua inclusão no mercado de trabalho e na sociedade como um todo não pode ser jogado fora, de uma hora para outra, como se não tivesse a mínima importância. Daí a preocupação de todos os vereadores em relação à Legião Mirim”, explicou Damasceno.

Segundo o presidente da Câmara, no momento em que foi apresentado o Projeto de Lei que visa a implantação da Zona Azul Digital, com utilização de parquímetros em substituição aos legionários, todos os vereadores demonstraram preocupação com o futuro da entidade.

“O vereador José Luiz (PSDB) apresentou um requerimento, preocupado com a inviabilização do trabalho dos legionários, caso seja implantado o sistema digital e essa preocupação foi acompanhada pelos demais vereadores, que fazem questão de acompanhar, de perto, este processo”, disse o presidente.

Damasceno também afirma que já aconteceram, na própria Câmara, duas reuniões envolvendo representantes da Legião Mirim, Empresa de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb) e vereadores, na busca de uma solução para o impasse.

“Em uma das reuniões, esteve presente o prefeito Daniel Alonso que acompanhou nossa preocupação com o tema. Existe uma dívida da entidade com a Emdurb, mas mesmo estando em litígio judicial, podemos chegar a um entendimento ou quem sabe um parcelamento desta dívida para mantermos viável o trabalho de inclusão profissional que a Legião Mirim tem feito ao longo de mais de quatro décadas”, explicou Wilson Damasceno.

Ainda de acordo com o presidente da Câmara, existem duas propostas iniciais que estão em análise.

“Das reuniões com os vereadores, surgiu a possibilidade de aprovarmos uma lei, que permita a contratação de estagiários bolsistas, em parceria coma Legião Mirim. Também estamos propondo a análise da possibilidade de tornarmos a própria Legião Mirim em uma segunda unidade do Centro Profissionalizante de Marília (Ceprom) ”, finalizou.

A reunião está agendada para às 15 horas, na sala da presidência da Câmara de Marília.