Deputado Sinval Malheiros quer incluir Marília em consórcio do asfalto

por Norton Emerson publicado 29/01/2018 15h38, última modificação 29/01/2018 15h38
Com matéria prima e maquinário subsidiados com verbas de emendas, asfalto terá baixo custo aos municípios consorciados

O deputado federal Sinval Malheiros (Podemos) se reuniu com vereadores, na tarde desta segunda-feira, 29, na sala da presidência da Câmara de Marília, para propor a participação da cidade no Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado de São Paulo (Cindesp), popularmente conhecido como “Consórcio do Asfalto”.

Malheiros, que é o ‘padrinho` do consórcio no estado de São Paulo, disse que a ideia surgiu no Paraná, mas que pode ser a solução para os problemas de muitos municípios paulistas.

“Através de emendas, na primeira fase, iremos adquirir todo o maquinário destinado a usinagem e a aplicação do asfalto. Na segunda etapa iremos subsidiar a matéria prima para a produção do asfalto. Acredito que este consórcio será a solução para muitos municípios que não possuem recursos para resolver o problema dos buracos”.

Sinval Malheiros destacou que o município consorciado desfrutará de vantagens.

“Com as emendas destinadas ao consórcio, reduzimos o custo do asfalto, passando de R$ 34,00 para R$ 17,00 o metro quadrado. Além disso, se o município disponibilizar a mão de obra, não haverá a necessidade da contratação de trabalhadores. As máquinas são enviadas e ficam à disposição da prefeitura, pelo tempo solicitado previamente”, disse.

Segundo o deputado, a base e a usina do consórcio estão sediadas na cidade de Mirassol e a produção deve ter início em dois meses.

Para que Marília possa fazer parte do consórcio do asfalto, a prefeitura deve enviar um projeto de lei à Câmara e conseguir a sua aprovação até o final de fevereiro, quando se encerra o prazo de inscrição de municípios.

Para o vereador do Podemos em Marília, Evandro Galete, a iniciativa deve ter a aprovação de todos os vereadores.

“Uma iniciativa que irá proporcionar a solução da falta de asfalto, principalmente, nas estradas vicinais dos distritos e da periferia da nossa cidade. Estamos trabalhando nisso, há muito tempo. Na Câmara, acho que será uma aprovação unanime, pois, todos os vereadores sabem que nossa cidade e nossos distritos sofrem com os buracos e falta de asfalto”.

O presidente da Câmara, Delegado Wilson Damasceno (PSDB) elogiou o trabalho do deputado Sinval Malheiros.

“O deputado está engajado em auxiliar os municípios da nossa região e este consórcio irá ajudar vários deles, bem como a nossa cidade. O consórcio do asfalto é uma necessidade e deve ser aprovado sem dificuldades”, disse Damasceno.

Além de Marília, o objetivo é cadastrar mais quarto cidades da região, segundo informou o deputado.

Participaram também da reunião o vereador Albuquerque (PRB) e os assessores parlamentares dos vereadores Maurício Roberto (PP) e Professora Daniela (PR).