Embaixador e cônsul do Japão no Brasil, recebem homenagens da Câmara e Prefeitura de Marília

por Norton Emerson publicado 27/11/2017 15h47, última modificação 27/11/2017 15h47
A expectativa é que a família imperial japonesa também visite a cidade, no próximo ano, em comemoração aos 110 anos de imigração

Foto: Norton Emerson

O novo embaixador do Japão, no Brasil, Akira Yamada, recebeu da Câmara de Marília e da Prefeitura os títulos de “Visitante Ilustre” e “Hóspede Oficial do Município”, neste domingo, 26, durante visita que fez a Marília.  A honraria também foi concedida do Cônsul Geral do Japão, Yasushi Noguchi.

“A visita da comitiva do embaixador fortalece os laços entre Brasil e Japão. O prefeito Daniel teve a feliz iniciativa de já entregar o convite ao embaixador e ao cônsul para que, no ano que vem, na comemoração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, tenhamos a presença da família imperial japonesa em Marília. Isto já aconteceu no cinquentenário da imigração e para nós será motivo de muito orgulho e muita honra, pelo que representa a comunidade nipo-brasileira para todos nós”, disse o presidente da Câmara, Wilson Damasceno.

O vereador Marcos Rezende, ressaltou a importância da visita do embaixador e do cônsul, a Marília.

“É uma data memorável para a nossa cidade. Aqui estão reunidas todas asas forças políticas de Marília, para materializar o convite para que tenhamos a visita da família imperial à nossa cidade e que será um marco histórico, este entrelaçamento desses dois países, que proporcionará importantes conquistas para a nossa cidade”, afirmou Rezende.

O embaixador e o cônsul estiveram no Nikey Clube, zona norte de Marília, onde conheceram as equipes de baseball e softball e participaram de um almoço.

Em seguida, o embaixador Akira Yamada, acompanhado do cônsul, Yasushi Noguchi, do prefeito Daniel Alonso, do presidente da Câmara, Delegado Wilson Damasceno, do deputado federal Walter ihoshi e do vereador Marcos Rezende, foram até à frente da prefeitura onde o príncipe Mikasa, em 1958, inaugurou um monumento e plantou um pé de ipê.

O prefeito Daniel Alonso destacou a formalização do convite de visita, entregue ao embaixador do Japão.

“Levando em consideração a expressão da colônia japonesa na nossa cidade, a sua história e até mesmo a visita do príncipe Mikasa, na década de 50, o ipê que foi plantado pelo próprio príncipe, no paço municipal, a praça Hiroshima, em frente ao MAC, temos alguns marcos que demonstram o quanto a colônia tem sido importante para a nossa cidade. Nós oficializamos o convite, em nome da prefeitura e da Câmara de Marília, endereçado à família imperial japonesa, para que venha, em visita oficial à nossa cidade ”, disse o prefeito.

A comitiva visitou ainda a Câmara Municipal e assistiu a apresentações artísticas culturais japonesas, na sede social do Nikey Clube de Marília.

Durante a solenidade, o prefeito Daniel Alonso, entregou ao embaixador, um convite oficial à família imperial japonesa para que, em comemoração aos 110 anos de imigração, eles possam visitar Marília.

O deputado federal Walter Ihoshi, que é membro do conselho do comitê executivo das comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, disse que Marília é forte candidata a receber a visita da família imperial.

“O embaixador está no Brasil desde agosto, quando estive em seu gabinete para falar sobre as comemorações dos 110 anos de imigração japonesa no Brasil, comemorado em 2018. Na oportunidade eu pedi a ele que viesse conhecer nossa região, porque nós tínhamos uma solicitação do prefeito, para tentar trazer a família imperial japonesa a Marília. As presenças do embaixador e do cônsul em nossa cidade e a boa impressão que levam daqui, nos dão esperança e confirmam a nossa expectativa da visita da família imperial. Pela minha experiência posso dizer que há uma chance muito grande de recebermos a família do imperador em Marília”, finalizou Ihoshi.