Saúde apresenta balanço do 3º Quadrimestre de 2017 em audiência na Câmara

por laperuta — publicado 13/03/2018 17h05, última modificação 14/03/2018 09h20
A secretária da Saúde, Kátia Ferraz Santana, respondeu questionamentos de vereadores e representante de associação
Saúde apresenta balanço do 3º Quadrimestre de 2017 em audiência na Câmara

As galerias do plenário ficaram cheias, com a presença de membros da sociedade e representantes da secretaria da Saúde.

Representantes da Secretaria Municipal da Saúde de Marília estiveram, na manhã desta terça-feira, 13, no plenário da Câmara Municipal, para realização de Audiência Pública de apresentação do demonstrativo do montante e fonte dos recursos aplicados referentes ao 3º Quadrimestre de 2017.

A audiência foi presidida pelo presidente da Câmara, vereador Delegado Wilson Damasceno (PSDB), que dividiu a mesa principal com a secretária Municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana e com coordenar do Fundo Municipal de Saúde, Rodrigo Pegoraro de Souza, que fez a explanação inicial apresentando a planilha com os números da secretaria. Também estiveram presentes os vereadores Cícero do Ceasa (PV) e Marcos Rezende (PSD), que fizeram questionamentos à secretária da Saúde.

De acordo com os números apresentados, o setor da saúde de Marília, somente no 3º Quadrimestre de 2017, teve uma despesa total de R$193.516.477,99. O Município de Marília aplicou ao todo, 26,59% do Orçamento vigente, nas Ações e Serviços de Saúde, sendo que o artigo 7º da Lei Complementar nº 141/12 preconiza a aplicação mínima de 15%.

Dos vereadores presentes, Cícero do Ceasa foi o primeiro a fazer perguntas à secretária. O vereador questionou sobre as farmácias municipais, também sobre a continuidade das cirurgias de catarata e a possibilidade de construção de unidade de saúde no bairro Maracá, na zona Norte de Marília.

Os vereadores Cícero do Ceasa (PV) e Marcos Rezende (PSD) marcaram presença e fizeram questionamentos à secretária da Saúde.

De acordo com a responsável pela pasta da saúde em Marília, Kátia Ferraz Santana, “Deve em breve ser apresentado um novo estudo sobre as farmácias municipais e a possibilidade de um reforço no programa de entrega de medicamentos em casa”. Sobre as cirurgias de catarata, “serão mantidos os agendamentos de cirurgias em Marília”. Já sobre o bairro Maracá, “já existe um projeto para construção de uma Unidade Saúde Básica no bairro”.

Marcos Rezende foi outro vereador a deixar suas perguntas à secretária. Rezende questionou a queda de produção da Associação Feminina de Marília, a Maternidade Gota de Leite, também o fato de extrapolar os valores pactuados com alguns prestadores, como por exemplo, a ABHU (Associação Beneficente Hospital Unimar) e sobre a preocupação com o combate a Leishmaniose em Marília.

A secretária destacou que a Gota de Leite está mais focada nas questões da saúde da mulher e realizou 475 internações, com 350 partos e 19 laqueaduras somente neste 3º Quadrimestre de 2017. Sobre o pagamento dos valores que extrapolaram o que foi pactuado entre a pasta e os prestadores, Kátia afirmou que está realizando todos os pagamentos. “Secretaria está honrando o valor extra-teto”. Já referente ao combate a Leishmaniose, “Marília deve entrar na fase da castração, com a suplementação orçamentária aprovada na Câmara, já nos próximos dias”.

Secretária Municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, respondeu todas as perguntas feitas pelos vereadores e membro de Associação de Moradores de Bairro.

Todos os números apresentados nesta Audiência Publica estarão à disposição no site da transparência da prefeitura de Marília.

Confira a matéria produzida pela TV Câmara de Marília:

Audiência Pública na íntegra

Os vereadores voltam a se reunir nesta sexta-feira, 16, em Sessão Solene em homenagem aos 50 anos de Fundação do “Rotaract”. Para acompanhar, basta comparecer à Rua Bandeirantes nº 25, centro, a partir das 20h. Todas as Sessões também são transmitidas, ao vivo, pela TV Câmara nos canais 61.3 (Sinal Digital Aberto) e 21 (TV a Cabo). Também é possível assistir através da internet, no link: https://www.marilia.sp.leg.br/imprensa/tv-camara/tv-web ou pelo canal do YouTube: “TV Câmara Marília”, ou ainda, pela fanpage da Câmara, no Facebook: facebook.com/CamaraMarilia.