Vereador José Luiz Queiroz ministra palestra para estudantes na Emef Nicácia Garcia Gil

por Ramon publicado 19/04/2018 11h55, última modificação 19/04/2018 12h02
“É sempre uma alegria pode ir até as escolas e falar sobre a importância da Câmara de Marília e sobre o papel de um vereador”, ressaltou

O vereador José Luiz Queiroz (PSDB) ministrou palestra para estudantes e professores da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Nicácia Garcia Gil. A unidade de ensino mantém atividades pedagógicas em período integral e atualmente possui 240 estudantes, o que representa 500 atendimentos diários. “Para nós é sempre uma alegria poder ir até as escolas ou recebê-las na Câmara e poder falar sobre a importância do Poder Legislativo, sobre o papel que desempenha um vereador, falar sobre cidadania e a democracia no Brasil”, contextualizou o vereador. Queiroz explanou durante sua palestra na escola Nicácia Garcia Gil os conceitos de política, democracia, transparência e pleno exercício da cidadania.

“Considero que foi um encontro bastante produtivo, conversei com cerca de 60 alunos durante 45 minutos. Eles fizeram mais de 40 perguntas, então deu para tirar muitas dúvidas”, salientou. Queiroz observou que as dúvidas recorrentes pairaram sobre conceitos básicos como: o que faz um vereador, quanto ganha um vereador, quando acontecem as sessões, como acontecem as aprovações de um projeto de Lei, qual é a diferença do Poder Legislativo do Poder Executivo. “Confesso que foi uma experiência muito rica”, sintetizou o vereador.

Para esclarecer alguns conceitos abstratos ligados à política e cidadania para a faixa etária – do 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental – Queiroz recorreu a analogias com o próprio ambiente escolar. “É fundamental que os pré-adolescentes tenham estes conceitos de política e cidadania, pois são quase jovens. Eles precisam entender que a política, nada mais é, do que aquela relação que eles têm na escola com seus professores. Que as regras da escola que eles precisam cumprir são muito semelhantes às leis que nós votamos em plenário. São regras para toda a população da cidade”, disse.

Queiroz sintetizou para os estudantes que política consiste no diálogo para se chegar ao bem-comum. “Atingir e construir coisas que sejam úteis para a maioria das pessoas, que sejam de interesse público. Fazer esta conversa com os nossos estudantes é uma oportunidade muito rica para o Poder Legislativo”, afirmou. Escolas e professores que desejarem marcar palestras com o vereador Queiroz podem entrar em contato através das redes sociais – o parlamentar mantém uma página no Facebook – ou pelo celular do vereador, através do número (14) 9.9842-5060 (WhatsApp).