Vereador Maurício Roberto fiscaliza aterros nos distritos de Avencas e Lácio

por alex — publicado 13/03/2018 11h47, última modificação 13/03/2018 11h47
Vereador cobra melhorias nas áreas para tratamento adequado do lixo
Vereador Maurício Roberto fiscaliza aterros nos distritos de Avencas e Lácio

Maurício Roberto (esquerda) esteve presente nos aterros para fiscalizar e cobrar melhorias. Foto: TV Câmara Marília.

O vereador Maurício Roberto (PP) esteve presente nos aterros de Avencas e Lácio para fiscalizar o tratamento do lixo nas localidades.

Lixo é depositado de forma irregular no distrito de Lácio

No distrito de Lácio, o vereador recebeu uma denúncia dos moradores que alegavam ter um depósito irregular de lixo no local. O aterro em questão é destinado para depósito de resíduos oriundos da construção civil, porém está sendo utilizado de maneira inapropriada para descarte de lixo doméstico e entulho pela população.

Para melhorar a situação, Maurício propõe a implantação de ecopontos na cidade, que são pontos de grande dimensão onde os caçambeiros poderiam realizar a separação adequada do lixo. “Pela denúncia do uso inadequado desse local e pelo que verificamos aqui, chegou o momento de se instalar ecopontos em locais estratégicos da cidade, para que os caçambeiros façam a separação correta do lixo”, disse o vereador.

O vereador afirma que irá tomar providências sobre o assunto.

“Encaminharei a denúncia junto com as propostas à prefeitura, cobrando para que a situação seja resolvida o quanto antes”.

Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Pública informou que está em andamento a contratação de uma empresa para tratar os resíduos sólidos e aguarda autorização para iniciar o tratamento.

Vereador esteve no local para apurar denúncia de descarte incorreto de resíduos.

Vereador cobra melhorias no aterro de Avencas

Seis meses após a primeira visita, Maurício voltou ao aterro de lixo doméstico no distrito de Avencas. Segundo ele, o objetivo da presença no local é fiscalizar se a prefeitura está cumprindo o que foi determinado pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

O local não é o destino final do lixo coletado na cidade de Marília. Todo o resíduo produzido pela população da cidade é levado provisoriamente para Avencas e depois é transbordado por caminhões para os aterros das cidades de Quatá e Piratininga.

O lixo coletado em Marília é transbordado para os aterros de Quatá e Piratininga.

Na última vez em que o vereador esteve no local, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente havia dado um prazo para que a prefeitura regularizasse o aterro. Naquela ocasião, o lixo depositado tinha contato direto com o solo, o que fazia com que o chorume gerado pelos resíduos penetrasse nas camadas abaixo do chão. Devido a esse contato do lixo com o solo, o aterro foi considerado irregular.

A prefeitura regularizou o local de maneira provisória ao colocar uma manta protetora que impede o contato do chorume com a terra. “Não é o ideal. É uma solução provisória adequada, mas ainda não é a melhor resolução do problema. O provisório não pode ficar permanente. O ideal é que nós possamos nos colocar à disposição do governo municipal, para procurar a melhor solução para esse problema. Quem ganhará com isso é a população e o meio ambiente”, comentou Maurício Roberto.

De acordo com a prefeitura o transbordo continuará sendo realizado. Uma plataforma coberta será construída e o lixo trazido pelos caminhões coletores será descarregado direto nos caminhões que realizarão o processo de transbordo. Entretanto, o projeto ainda não saiu do papel.

“Nós aprovamos uma lei a pedido da prefeitura para o parcelamento de multas oriundas da CETESB em um valor próximo a 800 mil reais, devido irregularidades no tratamento do meio ambiente. O motivo da minha visita ao aterro é fiscalizar o que está sendo feito, para que o munícipio não sofra mais com pagamento de multas e consequentemente para que esses valores sejam investidos em outras áreas”, disse o vereador.

Confira as matérias produzidas pela TV Câmara de Marília sobre a visita do vereador aos aterros.

Maurício Roberto fiscaliza aterro em Lácio

Vereador cobra melhorias em aterro no distrito de Avencas