Vereadores prestigiam entrega de remodelação da Emei Roda Pião ‘Professora Sônia Panssonato’

por Ramon publicado 14/05/2020 16h45, última modificação 14/05/2020 16h45
Município construiu muros, instalou novos portões e realizou obras de contenção de águas pluviais. Lei complementou denominação da escola

Os vereadores de Marília participaram na manhã desta quinta-feira, dia 14, da solenidade que marcou a entrega das obras de remodelação e melhorias da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Roda Pião ‘Professora Sônia Regina Panssonato’. Unidade de ensino da rede municipal localizada na rua Ribeirão Preto, n.º 530, vila São Paulo, na zona Norte, atende mais de 200 estudantes moradores dos bairros próximos, como a Vila Barros.

A cerimônia contou apenas com presenças de autoridades, incluindo os vereadores Marcos Rezende (PSD), Professora Daniela (PL), José Carlos Albuquerque (PSDB) e João do Bar (PP), prefeito Daniel Alonso (PSDB), secretário municipal da Educação Helter Bochi, Ademir Caetano, assessor parlamentar representando o vereador Delegado Damasceno (PSDB), educadores da unidade e familiares da professora Sônia Regina Panssonato (1958-2019). A educadora, falecida aos 61 anos em 9 de junho de 2019, foi homenageada postumamente em denominação complementar à identificação da escola, que passou a ser identificada Emei Roda Pião ‘Professora Sônia Regina Panssionato’. A Lei que homenageou a professora é de autoria do presidente do Legislativo, Marcos Rezende. A diretora da escola, professora Renata de Fátima Fazolin Feres de Souza esteve representada pela coordenadora pedagógica Hindara Rodrigues.

Os dois filhos da professora Sônia Panssonato, o advogado Thiago Panssonato da Silva e o servidor público Matheus Panssonato da Silva, além de sobrinhos e irmãs da homenageada, bem como o ex-marido da homenageada e pai de seus dois filhos, Jaci da Silva, compareceram.

A reinauguração contou com transmissão ao vivo feita pela emissora TV Câmara. Durante a transmissão, usaram a palavra os vereadores Professora Daniela, Albuquerque e Marcos Rezende. O prefeito Daniel Alonso, o secretário Helter Bochi e o filho da homenageada, Matheus Panssonato da Silva também enalteceram o significado da homenagem.

A reforma e remodelação da Emei Roda Pião ‘Professora Sônia Regina Panssonato’ incluíram construções de muro lateral e de fundo (344 metros quadrados), muro de frente (60 metros quadrados), gradil (160 metros quadrados), novos portões, construção de rampa de acesso para veículos e instalação de contentor de águas pluviais. Nascida em Marília em 20 de janeiro de 1958, Sônia Regina Panssonato formou-se em Ciências Contábeis e Pedagogia, ingressou no Magistério municipal em fevereiro de 1992. Por 25 anos lecionou na Emei Criança Feliz, se dedicando incondicionalmente aos alunos e aos familiares de seus estudantes, pois compreendia que o ensino começava na sala de aula e continuava no lar. “Não existe ensino se não houver amor, nos garantiu Paulo Freire. E a educadora Sônia Panssonato amava o que fazia, amava a educação e seus estudantes. Lecionar é uma vocação, um verdadeiro pastoreio”, finalizou o presidente da Câmara, Marcos Rezende, durante a reinauguração da escola.