Estudantes participam de lançamento de livro e aprendem sobre processo criativo

por Thais Helena Iatecola publicado 22/09/2025 16h55, última modificação 22/09/2025 16h55
Estudantes participam de lançamento de livro e aprendem sobre processo criativo

Estudantes de colégio particular participaram de explanação do autor mariliense Jorge Antonio Salem na Biblioteca da Câmara (Will Rocha)

A Biblioteca da Câmara de Marília “Rangel Pietraroia” recebeu, no último dia 19, o escritor mariliense Jorge Antonio Salem. Ele fez o lançamento do livro “Versos da vida cotidiana” e duas turmas de estudantes de um colégio particular participaram de debate sobre o processo de elaboração da obra.

Segundo Karenina Machado, bibliotecária e coordenadora da Escola do Legislativo, 35 alunos dos 4º e 5º anos, com idades entre nove e 11 anos, puderam conhecer a trajetória do autor e aprenderam sobre o processo criativo. “As crianças conheceram um pouco de sua história, da obra e como ela foi elaborada, com foco no processo criativo, e puderam fazer perguntas. Esses eventos têm como objetivo inspirar estes estudantes a ler e escrever”, destaca Karenina.  

A livro “Versos da vida cotidiana” retrata momentos comuns, escritos com sentimento, emoção e pequenas alegrias da vida diária. A coletânea traz uma homenagem especial ao irmão do autor, Alexandre, à mãe Júlia e à tia Maria, cujas palavras ganham vida no livro.

O autor é especialista e mestre em Ciências da Saúde, especialista em Maçonologia (estudo acadêmico da Maçonaria) e tem três livros publicados. Salem é ainda colunista do jornal Noroeste, com a coluna “Vida Cotidiana”.

A Biblioteca da Câmara de Marília “Rangel Pietraroia” fica na avenida Carlos Gomes, 213, no Centro. Visitas das escolas podem ser agendadas pelo telefone (14) 2105-2004 (WhatsApp) ou pelo e-mail biblioteca@camar.sp.gov.br.

EXPOSIÇÃO /Segue até o dia 30 de setembro, a exposição “Coletânea Belem 2025”, do premiado artista plástico mariliense Antonio Pedro Belem. A exposição conta com obras que retratam Marília e pode ser conferida das 7h às 17h na Biblioteca da Câmara.