Integrantes da Comissão de Registros Históricos da Câmara de Marília são empossados
Integrantes da Comissão de Registros Históricos foram empossados na Sala Nasib Cury nesta sexta-feira, dia 13, na Câmara de Marília (Fotos: Will Rocha)
O presidente e os membros da Comissão de Registros Históricos da Câmara de Marília foram empossados em solenidade realizada nesta sexta-feira, dia 13, na Sala Nasib Cury. O presidente do Legislativo, o vereador Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB), prestigiou a cerimônia e destacou a importância do trabalho realizado pela Comissão para a preservação da história do município e de seus pioneiros.
“A Comissão de Registros Históricos é uma referência para todos nós e motivo de orgulho para Marília. Aproveito esta oportunidade para agradecer a cada um de vocês que desenvolvem este importante trabalho de preservar nossa história de forma voluntária. Saibam que a Câmara continuará oferecendo todo o suporte para que os trabalhos da Comissão possam avançar cada vez mais. Agradeço a contribuição que dão ao município, pois um povo sem memória é um povo sem história”, destacou o presidente da Câmara.
O vereador Elio Ajeka (PP) vai presidir a Comissão de Registros Históricos pela quarta vez e agradeceu o apoio recebido da Câmara para o fortalecimento da identidade cultural e da memória coletiva de Marília. “A Comissão faz um trabalho fundamental de preservação da história, da nossa cultura e identidade e de apoio à pesquisa. Sempre falo que ela é a guardiã da história de Marília. Agradeço aos membros que me dão novamente a oportunidade de presidi-la, vocês merecem todo o reconhecimento e o crédito. Marília é uma das únicas a contar com uma Comissão de Registros Históricos há mais de 40 anos e que tem honrado e preservado a sua história e de nossos antepassados”.
Ajeka lembrou da relevância do trabalho desenvolvido pela Comissão para a elaboração de projetos importantes, como o que será votado na Câmara e que celebra acordo de intercâmbio entre o município e a Prefeitura de Izumisano, Província de Osaka, no Japão, declarada Cidade Irmã de Marília pela Lei 9.298, de 12 de agosto de 2025. Destacou também a “Noite dos Pioneiros”, que perpetua a história e faz homenagem a personalidades que contribuíram para a construção da cidade, e agradeceu o trabalho de digitalização dos arquivos da Comissão, iniciado no ano passado e que tem sequência.
Para o presidente da Câmara, Danilo da Saúde, o processo de digitalização vai preservar o acervo da Comissão e disponibilizá-lo para a população, democratizando o acesso a documentos e fotos históricas. “Reforço o comprometimento do Elio frente à Comissão, sua dedicação, sua atuação e seu preparo para conduzir os trabalhos. A Câmara está junto com vocês, oferecendo todo o apoio necessário”, concluiu Danilo da Saúde.
A solenidade na Câmara ainda contou com a presença da vereadora Delegada Rossana Camacho (PSD). Foram empossados, além do presidente Elio Ajeka, os membros Carla Fernanda Vasques Farinazzi (diretora geral da Câmara), Eduardo de Carvalho Leme, Ivan Evangelista Júnior, José Carlos Miazato, José Luiz de Oliveira Lyrio, Lourdes Marcelino Machado, Luiz Arnaldo Cunha de Azevedo, Maria Cristina Cruz de Rezende Paoliello, Myrian Lúcia Ruiz Castilho, Oswaldo Passos de Andrade Filho, Regina Aparecida Perpétuo, Sirley Guarezzi e Wilza Aurora Matos Teixeira.

