Mauro Cruz denuncia atrasos constantes em pagamentos de auxiliares de limpeza
Vereador Mauro Cruz na tribuna da Câmara; trabalhadores têm procurado o parlamentar para denunciarem os atrasos nos pagamentos (Foto: Will Rocha)
O vereador Mauro Cruz (Solidariedade) usou a tribuna da Câmara de Marília na última sessão ordinária, em 15 de setembro, e abordou os atrasos que estariam ocorrendo nos pagamentos de auxiliares de limpeza que atuam em escolas municipais. Segundo ele, trabalhadores da empresa contratada para a execução dos serviços têm procurado seu gabinete para relatarem dificuldades para receberem salários e alguns benefícios, como tíquete e vale-refeição.
“É uma situação muito grave que tem sido relatada pelos auxiliares de limpeza que trabalham nas escolas. Eles me procuraram para denunciar os frequentes atrasos nos pagamentos pela empresa contratada pela prefeitura para execução dos serviços. Esses atrasos estariam ocorrendo desde novembro do ano anterior e continuam. É preciso deixar claro que pagar pontualmente salário, vale-refeição e tíquete não é nenhum favor, mas um direito que deve ser respeitado. São pais e mães que dependem desses valores para garantirem alimentação, transporte e sustento para suas famílias”, destaca o vereador.
O parlamentar diz ainda que não se pode permitir que os trabalhadores sejam penalizados por problemas administrativos ou financeiros da empresa. “Não importa se os repasses estão em atraso, como a empresa justifica, mas ela [empresa] tem obrigação moral de assegurar que cada trabalhador receba o que é seu por direito na data correta. Esses atrasos frequentes só têm trazido sofrimento, endividamento e insegurança às famílias. Faço um apelo para que a empresa honre seus compromissos e priorize os trabalhadores. São eles que garantem a limpeza e a ordem nas escolas para manter a qualidade da nossa educação. Estarei acompanhando de perto esta situação para que os trabalhadores sejam tratados com respeito, recebendo pelos seus trabalhos de forma justa, correta e pontual”.