Pedido de Vânia Ramos é atendido e Ministério da Saúde aprova implantação do CER-3

por Thais Helena Iatecola publicado 16/12/2025 16h50, última modificação 17/12/2025 14h30
Pedido de Vânia Ramos é atendido e Ministério da Saúde aprova implantação do CER-3

Vereadora Vânia Ramos e ministro Alexandre Padilha; conquista histórica para Marília após luta incansável da parlamentar mariliense (Foto: Divulgação)

A implantação do CER-3 (Centro Especializado em Reabilitação) em Marília já é uma realidade. Habilitação foi aprovada nesta semana pelo Ministério da Saúde e comemorada pela vereadora Vânia Ramos (Republicanos), que tem defendido esta pauta desde o início do ano, e não apenas no Legislativo mariliense, mas na Capital e em Brasília (DF), onde se encontrou com o ministro Alexandre Padilha e fez o pedido diretamente a ele.

O CER de Marília já funciona na Unesp (Universidade Estadual Paulista), mas com a ampliação das modalidades atendidas, passa a oferecer reabilitação nas áreas física, intelectual, visual e auditiva com equipe multiprofissional e estrutura completa. Vânia Ramos explica que a ampliação vai garantir mais dignidade e o cuidado que crianças e famílias de Marília e da região merecem. Ao se tornar CER-3, unidade contará com psiquiatra, neurologista infantil, psicologia, além de acolhimento às famílias.

“Minha luta sempre foi pela dignidade e pelo cuidado que tantas crianças e famílias do nosso município precisam e merecem. Tenho me dedicado a essa causa com seriedade, compromisso e presença ativa em Marília, em São Paulo e Brasília. A demanda por atendimento especializado às crianças com TEA [Transtorno do Espectro Autista] é crescente e com a ampliação das modalidades teremos atendimento especializado para elas, por meio da reabilitação intelectual. Hoje é um dia muito especial, de celebrarmos esta conquista. Marília dá um passo histórico rumo a um atendimento mais digno e humanizado às pessoas com deficiência”, conclui a vereadora.